Antevisão Final LE 12/13: SLBenfica vs ChelseaFC

Final da Liga Europa 12/13

Eis-nos chegados à grande final da Liga Europa. Benfica e Chelsea lutarão, esta noite, pela vitória na Arena de Amsterdão.  A cidade holandesa será o palco de mais uma final europeia, cidade onde o Benfica ganhou, pela última vez, há 51 anos (em 1962), um título internacional, tornando-se bi-campeão europeu, através de uma vitória por 5-3 contra espanhóis do Real Madrid. O Benfica está, assim, de volta a uma final europeia passado 23 anos, enquanto o Chelsea está de novo na decisão de uma prova europeia, depois de na época passada ter vencido a Liga dos Campeões.

 

Segue-nos nas Redes Sociais

Facebook icon  Instagram icon Tiktok icon twitterx icon Pinterest icon Whatsapp icon YouTube icon

As duas equipas finalistas chegaram à Liga Europa provenientes da Liga dos Campeões. O Benfica ultrapassou Bayer Leverkusen, Bórdeus, Newcastle e Fenerbahçe. O registo na prova é de seis vitórias, um empate e uma derrota, marcando 14 golos e sofrendo 7. A única derrota do conjunto encarnado foi averbada na primeira mão da meia-final em Istambul. Nessa meia-final o Benfica perdeu, então, o primeiro jogo por 1-0, dando a volta em Lisboa, vencendo os turcos por 3-1. Óscar Cardozo é o melhor marcador do Benfica na prova, com seis golos marcados.

Já o Chelsea venceu Sparta de Praga, Steua de Bucareste, Rubin Kazan e Basileia, registando cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Quanto aos golos, o conjunto inglês sofreu 9 e marcou 15. Nas meias-finais o Chelsea afastou o Basileia através de duas vitórias, uma por 2-1 na Suiça e outra por 3-1 em Stamford Bridge. Fernando Torres é o melhor marcador dos “blues” na competição, com 5 golos.

 Com certeza assistiremos a um jogo bom, emocionante e disputado em todos os minutos. O Benfica quer voltar aos tempos de glória europeia e uma vitória nesta final seria o ponto de partida ideal para possíveis conquistas futuras. Já o Chelsea apresenta-se como campeão europeu quer manter a senda de vitórias e sucessos em provas internacionais.

Para Jorge Jesus, técnico do Benfica, o jogo de hoje será a sua primeira final europeia, enquanto Rafa Benítez, treinador interino do Chelsea, é um autêntico “papa finais”, ganhando a Taça Uefa em 2003/2004 pelo Valência, a Liga do Campeões de 2004/2005 e a Supertaça Europeia de 2005 com o Liverpool e o Campeonato do Mundo de Clubes pelo Inter em 2010.

Como outras curiosidades relevantes, podemos referir que o Benfica tem o dobro dos jogos europeus em relação ao Chelsea, 362 contra 181; o Chelsea pode chegar ao restrito grupo de equipas a levantar todas as três principais taças da UEFA, depois de Juventus, Ajax e Bayern de Munique; esta final será a nona final europeia da história do Benfica; Óscar Cardozo marcou em seis dos últimos 10 jogos do Benfica contra equipas inglesas; as equipas enfrentaram-se pela primeira vez na temporada passada, quando o Chelsea de Di Matteo venceu por 1-0 em Lisboa e 2-1 em casa, eliminando o Benfica nas quartas-de-final da Champions; a possível vitória do Benfica terá um impacto de 26,95 milhões de euros na economia portuguesa e a do Chelsea um impacto de 78,5 milhões na economia inglesa. 

 

Equipas prováveis:

SLBenfica                                                                        Chelsea

         

Partilha nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Topo