Chelsea conquista a Liga Europa 2012/13
Vinte e três anos depois, o Benfica está na final de uma competição europeia. O Benfica entrou muito forte na partida, criou várias ocasiões para poder chegar ao golo, mas o resultado não sofreu alterações até ao intervalo. O que faltava ao Benfica era mesmo algum acerto na hora do remate. Havia domínio territorial, havia jogadas de perigo, os jogadores apareciam em posição de remate na área dos britânicos, mas havia sempre qualquer coisa que corria mal. Uma escorregadela, um toque a mais, um remate disparatado que devia ter sido um passe de morte, um adversário que se colocava no caminho… Mas muitas vezes era mesmo só cerimónia.
Os pupilos de Jorge Jesus regressaram para a segunda parte com o mesmo fulgor ofensivo. Aos 50’, quem mais haveria de ser, Óscar Cardozo fez os mais de 15 mil benfiquistas presentes no Arena gritarem golo. Mas o paraguaio estava ligeiramente adiantado no momento do passe de Gaitán e o golo não contou. O domínio “encarnado” continuou, mas foi menos intenso. Salvio teve o golo na cabeça, aos 59’, mas Petr Cech esticou-se bem. E fez a diferença logo no momento seguinte. O checo lança a bola para Mata, a bola passa pelo espanhol e ultrapassa Garay, pára nos pés de Fernando Torres, que ultrapassa Luisão e Artur e faz o golo.
O técnico encarnado Jorge Jesus não demorou muito a mexer na equipa, tirando Melgarejo e Rodrigo para fazer entrar Ola John e Lima. A sorte acompanhou o treinador benfiquista, porque o golo apareceu pouco depois. Azpilicueta joga a bola com o braço. Penálti assinalado e o suspeito do costume para marcar. Óscar "Tacuara" Cardozo, não falhou. O avançado paraguaio fez com que os seus companheiros ganhassem novas energias para o que restava, e o avançado só não conseguiu colocar o Benfica em vantagem, porque Petr Cech fez uma enorme defesa, desviando a bola para canto. Aos 88' Lampard rematou fortíssimo com a bola a embater na trave da baliza de Artur. Já se jogava para lá do minuto 92, quando Juan Mata aponta um canto na direita, Ivanovic eleva-se na pequena área entre Jardel e André Almeida e consegue enviar a bola para o sítio menos desejado para os benfiquistas, o lado de dentro da baliza de Artur. Um grande golo que deitou por terra os "encarnados", uma tremenda desilusão.
Ficha de Jogo
SLBenfica |
1 – 2 |
Chelsea |
Jogo no Estádio de Amsterdam
SLBenfica 1-2 Chelsea
Marcadores:
Torres (59'), Cardozo (67'), Ivanović (92')
Equipas:
Benfica: Artur Moraes, André Almeida, Lorenzo Melgarejo (Ola John, 66), Ezequiel Garay (Jardel, 78), Luisão, Nicolas Gaitán, Salvio, Nemanja Matic, Rodrigo (Lima, 66), Enzo Pérez, Cardozo
Chelsea: Petr Cech, Branislav Ivanovic, Gary Cahill, Ashley Cole, César Azpilicueta, Juan Mata, Frank Lampard, Oscar, David Luiz, Ramires, Fernando Torres
Árbitro: Bjorn Kuipers
Vídeo/ Resumo do Jogo
As melhores imagens do jogo:
{gallery}finalleslbvsche{/gallery}