
O Grémio Foot-Ball Porto Alegrense anunciou oficialmente a contratação de Luís Castro como novo treinador principal. O técnico português assinou um vínculo válido por duas temporadas, até ao final de 2027, iniciando um novo capítulo no comando do emblema gaúcho.
Com Luís Castro chegam também seis elementos da sua comissão técnica: os treinadores-adjuntos Vítor Severino e Pedro Mané, o preparador de guarda-redes Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista e os preparadores físicos Roberto Júnior e Nuno Cerdeira.
Nascido em Vila Real, perto da cidade do Porto, Luís Manuel Ribeiro de Castro, de 64 anos, iniciou o percurso no futebol como jogador, representando clubes como Vitória de Guimarães, União de Leiria e Águeda, onde terminou a carreira e deu início à trajetória como treinador, em 1998.
Em Portugal, passou por Sanjoanense, Penafiel, Mealhada e Estarreja, antes de integrar a estrutura do FC Porto, em 2006, onde permaneceu durante uma década. No clube azul e branco, conquistou o inédito título da Segunda Liga com o FC Porto B e chegou a orientar a equipa principal em algumas ocasiões.
Seguiram-se experiências em Rio Ave, Chaves e Vitória de Guimarães, antes da mudança para o Shakhtar Donetsk, onde venceu o campeonato ucraniano logo na primeira época. Posteriormente, treinou o Al-Duhail, conquistando a Taça do Emir do Catar, e viveu a primeira experiência no Brasil ao serviço do Botafogo, com quem ganhou a Taça Rio em 2023.
Após uma passagem pelo Al-Nassr, onde venceu a Liga dos Campeões Árabes, e mais recentemente pelo Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, Luís Castro torna-se o segundo treinador europeu da história a assumir o comando do Grémio, depois do húngaro László Székely, em 1954.
- Títulos conquistados: Segunda Liga Portuguesa (2015–16)
- Campeonato Ucraniano (2019–20)
- Taça do Emir do Catar (2022)
- Taça Rio (2023)
- Liga dos Campeões Árabes (2023)













