O árbitro Carlos Xistra arrisca uma suspensão que pode ir até 15 jogos, caso seja provado que insultou o técnico do Vitória de Guimarães, Sérgio Conceição no final da partida entre V. Guimarães e Benfica, disputada no sábado, escreve o jornal Record. O treinador dos minhotos garantiu que o árbitro lhe tinha chamado “burro” e que depois pediu desculpa.
O Regulamento Disciplinar da Liga prevê que “os árbitros (…) que usem expressões (…) de caráter ameaçador, injurioso, difamatório ou grosseiro, devidamente comprovadas pelos relatórios dos delegados, ou observadores de árbitros ou através de meios audiovisuais, contra qualquer jogador, treinador, qualquer outro agente desportivo (…) são punidos com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de três e o máximo de quinze jogos”.
Em caso de reincidência, a punição é ainda mais severa, podendo ser mesmo alvo de exclusão das competições profissionais.
Os alegados insultos de Xistra foram tornados publicos por Sérgio Conceição, que se chegou a dizer “enojado” com o futebol.
“Estou completamente desiludido com a terceira equipa. (…) No fim teve a hombridade de me chamar burro e pedir-me desculpa. O futebol por vezes deixa-me triste”, referiu o treinador à Sport TV.