Após vencer praticamente todas as competições em que esteve envolvido o ano passado, o FCPorto partiu para a época 2011/2012 sem o seu treinador principal e sem o seu goleador máximo, Radamel Falcao, comandado por um senhor que para muitos seria o eterno adjunto. Na época de estreia de Vitor Pereira na I Liga, este teve que levar com muitas críticas. Ora, parece que as críticas o tornaram mais forte. Foi criticado pelo mau futebol que a sua equipa praticou, foi criticado pela falta de liderança, criticado porque era um treinador sem experiência, criticado pela irregularidade da sua equipa.
Vejamos os resultados:
- Venceu a Supertaça de Portugal frente ao V. Guimarães por 2-1.
- O mau futebol praticado pelo FCPorto, serviu para ganhar os jogos cruciais da época. Em casa com o SCBraga (3-2), na luz frente ao SLBenfica(2-3), em Braga (0-1) e mesmo na Madeira por (0-2) frente ao Marítimo.
- Em jogo disputado no estádio da Luz, era crucial o FCPorto vencer. Aos 48′ minutos o FCPorto perdia por 2-1. Vitor Pereira arriscou tudo, em casa do adversário e sem medo dele. Aos 58′ saiu Rolando e entrou James. O FCPorto chegou ao empate por James ao 64′. Aos 86′ saiu Moutinho e entrou Kléber. O FCPorto marcou o golo da vitória aos 87′.
- O FCPorto é a equipa menos batida do campeonato com apenas 17 golos sofridos (até à data) com 28 jogos disputados. A segunda menos batida é o SLBenfica com 26 golos sofridos.
- O FCPorto é a equipa mais concretizadora do campeonato com 62 golos marcados (até à data) com 28 jogos disputados. Os mesmo número de golos que o SLBenfica.
- O FCPorto de Vitor Pereira como adjunto disputou 30 jogos na época anterior sem qualquer derrota, o FCPorto de Vitor Pereira a treinador principal, disputou 28 jogos (até à data) na presente época, com apenas 1 derrota em Gil Vicente.
- Nesta época de revolta para alguns jogadores que pretendiam sair do clube, Vitor Pereira foi criticado de falta de liderança. Todos os jogadores que se tentavam sobrepor ao treinador, viram a porta da saída aberta, e/ou foram castigados. Fucile, Belluschi, Souza, Guarín, Cristian Rodríguez, mais recentemente Rolando e Álvaro Pereira.
Vitor Pereira poderá não ser mesmo bom, mas só o tempo o dirá. Ninguém lhe poderá tirar o mérito de em época de estreia como treinador principal na I Liga, conquistar dois troféus. Logicamente que por trás deste treinador está uma estrutura de liderança comandada por Pinto da Costa.
Pode afirmar-se que:
Vitor Pereira, foi campeão na Luz e no sofá. Isto prova que se o objectivo é o FCPorto ser Campeão, com Vitor Pereira, também dá.
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS