Escrito por: João Pereira

Depois da quadra natalícia e da respectiva paragem, o Benfica deslocou-se ontem ao reduto do Nacional, numa deslocação difícil, a contar para a primeira jornada do Grupo D da Taça da Liga. A primeira parte mostrou um Benfica com alguma qualidade e a controlador do jogocom bons apontamentos de Enzo Pérez, Markovic, Sulejmani e Gaitán. No entanto, a segunda parte trouxe um Nacional mais perigoso, com o Benfica a ter dificuldades em gerir o jogo. Talvez o comportamento na segunda metade possa ser explicado pela paragem natalícia e por falta de rotina da equipa. Dos jogadores acima referidos, só Enzo Pérez manteve a qualidade no segundo tempo. Lima demonstra estar num momento terrível de forma, enquanto Fejsa vai do excelente ao mau de jogo em jogo. Já Oblak pestá a corresponder bem à chamada, demonstrado segurança com as mãos e com os pés. O ùltimo jogo do ano foi, assim, nada mais que um duelo morno, em que o Benfica venceu sem brilho. cima de tudo foi uma vitória saborosa, que dá uma grande vantagem alcançar o primeiro lugar, visto que os dois jogos restantes serão em casa e contra equipas teoricamente menos capazes que o Nacional. 

Já em 2014, o primeiro jogo oficial será a contar para a Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente. Os gilistas fizeram o Benfica sofrer para o campeonato, em pleno Estádio da Luz. Espera-se, agora, um jogo mais tranquilo, resolvido mais cedo, até porque será um tónico para a recepção ao FC Porto, dia 12 de Janeiro. Um jogo grande no Estádio da Luz, que com certeza não será decisivo para nada, mas contará muito em termos de motivação para quem vencer. O Benfica tem uma oportunidade de ouro para poder ultrapassar o rival e ficar por cima psicologicamente. Mais que vencer um rival directo, uma hipotética vitória poderia catapultar o Benfica para um nível superior e, quem sabe, começar uma caminhada firme para os títulos.  De referir ainda que o jogo está marcado para as 16 horas, o que me parece uma excelente opção que com certeza fará lembra tempos antigos. Oxalá seja inspirador para os jogadores do Benfica. Que seja um bom espectáculo, sem quezílias dentro e fora do campo e que no fim o Benfica possa vencer. 

Também na ordem do dia está, naturalmente, o mercado de Janeiro. Jorge Jesus disse estar contente com o plantel actual, dando a ideia de que não haverá mexidas em termos de entradas. No entanto, há sempre que contar com a aproximação dos “tubarões” europeus  a jogadores como Garay, Gaitán, Markovic ou Rodrigo. Os próximos dias dirão o que irá acontecer, sendo que também acredito que, apesar do discurso de Jorge Jesus, as entradas são um cenário possível. 

Aproveito para desejar um óptima entrada no novo ano a todos, que 2014 seja um ano cheio de alegrias. Até para o ano.

 

Saudações benfiquistas

A subir:  Enzo Pérez. Um jogador com garra, técnica, força, que leva a equipa para a frente e sente a camisola que enverga. Um dos motores do Benfica.

 

 

A descer: Liverpool. Duas derrotas em casa de rivais directos (Man. City e Chelsea) atrasaram os londrinos na corrida pelos lugares da frente.. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.