A primeira temporada de Alan Varela no futebol europeu tem sido marcada por uma afirmação notável. Apesar dos altos e baixos do FC Porto, o médio, contratado ao Boca Juniors no último verão, tornou-se uma peça fundamental nas escolhas de Sérgio Conceição, algo que não passou despercebido entre os principais clubes do continente.
Os gigantes ingleses Manchester City e Liverpool têm acompanhado de perto o desempenho do camisola 22, e no último domingo, os “reds”, cujos olheiros não são frequentes no Estádio do Dragão, estiveram presentes nas bancadas do reduto azul e branco para observar o centrocampista argentino.
Apesar do jogo FC Porto-V. Guimarães não ter sido o melhor para ver Varela em ação “in loco”, devido à desvantagem dos Dragões (que acabariam por perder), Alan foi substituído aos 56 minutos. No entanto, o Liverpool, conforme relata o jornal O Jogo, já possui uma análise detalhada sobre as qualidades do médio de 22 anos, que foi o sexto jogador mais utilizado por Conceição em 2023/24, totalizando 2730 minutos em 36 jogos. Esta regularidade é uma das características valorizadas pelo clube de Anfield, que está atualmente em destaque devido ao alegado interesse em Rúben Amorim, forte candidato à sucessão de Jurgen Klopp.
Alan Varela encaixa no perfil de jogador desejado pelo Liverpool para a temporada 2024/25: um médio defensivo. Atualmente, os “reds” contam com Wataru Endo e Bajcetic para esta posição, mas Mac Allister, compatriota de Alan, tem sido frequentemente utilizado nessa função.
Além do Liverpool, outros clubes de topo estiveram presentes no Estádio do Dragão no último domingo. Além do “habitual” Manchester United, Chelsea, Bayern e Atlético de Madrid, entre outros, enviaram observadores à Invicta. Na Alemanha, o nome de Alan Varela foi associado ao Borussia Dortmund pelo jornal Bild, que relata a intenção dos germânicos em contratar um novo médio defensivo.
Em termos financeiros, o argentino estará protegido por uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros no próximo verão, após ter custado 8 milhões de euros aos cofres da SAD portista. A sua valorização tem sido evidente, tendo recentemente estreado-se na seleção olímpica.