
Marco Van Basten, antigo avançado holandês e atual diretor técnico da FIFA, apontou uma série de medidas que gostava de ver implementadas no futebol e que neste momento são alvo de estudo pelo órgão que rege o futebol mundial. Entre algumas das possíveis mudanças estão o fim da regra do fora-de-jogo e ainda a substituição dos cartões amarelos por suspensões temporárias.
Tenho muita curiosidade sobre como seria o futebol sem fora-de-jogo. Creio que muita gente vai estar contra. Eu estaria a favor porque o futebol atual parece-se cada vez mais com o andebol, com equipas a colocarem muros à frente da baliza», disse o antigo internacional holandês à revista alemã Sport Bild.
Eis as medidas defendidas por Van Basten:
1 – Abolir o fora-de-jogo.
2 – Suspensões temporárias em vez do cartão amarelo.
3 – Um shoot-out em vez de penáltis para desempatar jogos. “Cada equipa teria cinco tentativas. O árbitro apita e o jogador corre 25 metros até à baliza e tem oito segundos para finalizar. Seria espetacular para os adeptos e interessante para os jogadores. Nos penáltis tudo acaba num segundo. Num shoot-out há muitas possibilidades, pode-se driblar, rematar, esperar pela reação do guarda-redes. Assemelha-se mais a uma situação de jogo.”
4 – Paragem do relógio nos últimos dez minutos.
5 – Só o capitão fala com o árbitro.
6 – Limitação do número de faltas.
7 – Oito contra oito na formação.
8 – Menos jogos.
9 – Mais substituições. “No prolongamento dos jogos devia haver possibilidade de mais uma ou duas substituições, além das três no tempo regulamentar.”
10 – Substituições sem parar o jogo.
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS