Escrito por: Bruno Pinho
Porto perde, Benfica… empata! Tudo faria prever que no passado Domingo, o Sporting iria partilhar novamente a liderança com os encarnados, mas com o empate caseiro, o principal beneficiário desta jornada atípica foi mesmo o Benfica, mantendo a mesma distância pontual em relação aos leões e aumentando para quatro pontos a diferença em relação aos dragões.
Não se pode dizer que o empate se deveu exclusivamente à ineficácia ofensiva. O maior adversário do Benfica foi mesmo o relvado. Este condicionou a circulação de bola e a equipa foi incapaz de se adaptar. O Gil Vicente lá conseguiu pontuar, o que não acontecia desde 1 de Dezembro e conseguiu marcar um golo no campeonato, o que não acontecia desde 24 de Novembro! Apresentando se com a equipa habitual, o Benfica até nem jogou mal. Ainda cedo, Rodrigo falhou um golo certo, frente a um adversário tão recuado e fechado na sua linha defensiva. Uma boa primeira parte do Benfica, apesar das poucas oportunidades.
Na segunda parte, os encarnados também entraram bem, mas antes do primeiro quarto de hora, a situação complicou-se com a expulsão do lateral Siqueira. Mesmo assim, o Benfica continuava a rondar a baliza gilista e chegou mesmo ao golo, num penalty convertido por Lima. Esperava se uma maior contenção e gestão no meio campo, por parte da equipa visitante, mas dois minutos após, o Benfica sofre o golo do empate, num lance de “ressaca”.
O Benfica continuou a dominar o jogo até ao final do encontro e acabou mesmo por falhar mais uma grande penalidade. Nos últimos minutos de jogo, o Benfica conseguiu criar mais perigo (e com inferioridade numérica) do que teria feito no jogo até então.
Mais dois pontos perdidos contra uma equipa que se encontra no fundo da tabela. Já são seis os pontos perdidos! Mesmo assim, estamos em primeiro lugar, e independentemente de termos perdido pontos, a equipa tem jogado bem e com qualidade. Como tenho dito, nada está ganho, muito longe disso, temos é de fazer um maior aproveitamento das escorregadelas dos adversários. A equipa já devia ter aprendido com os erros do passado recente, estamos na segunda volta do campeonato, não existe lugar a muito mais desperdício de pontos. A sorte é que estamos num campeonato atípico, caso contrário, com os pontos perdidos até então, nesta altura, já estávamos arredados da luta pelo título.
Nota: E uma vez mais, Jesus ilibou se das culpas no que diz respeito a um momento chave do jogo e responsabiliza a equipa pela decisão, revelando mais uma vez os erros do passado e que falha sempre em momentos cruciais. Foi Jesus que falhou o penalty em Barcelos, mais ninguém.
Os anti-túneis
E n’ “Os anti-túneis” desta semana:
Bruno de Carvalho e o final infeliz. Após o empate do Sporting neste ultimo fim-de-semana frente à turma de Coimbra, Bruno de Carvalho, desde que é presidente do Sporting, não reuniu a equipa para agradecer aos seus adeptos todo o apoio demonstrado. Não obstante do bom trabalho que este senhor tem vindo a desempenhar, a verdade é que bastaram umas vitórias para o presidente mudar a postura “humilde” e os objectivos da equipa leonina…parece que não aprenderam com os erros do rival da segunda circular.
Saudações Desportivas!
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS