Segundo o jornal o Jogo, a UEFA poderá reformular o formato da Liga dos Campeões de forma a promover mais jogos entre equipas da alta roda do futebol europeu, numa espécie de resposta à ameaça que paira da criação de uma Superliga europeia.

A informação é avançada pelo jornal britânico The Telegraph, que dá conta de um plano elaborado do organismo que tutela o futebol europeu.

Cada equipa passaria a defrontar 10 adversários diferentes na fase de grupos, numa competição que contaria com 32 – o número atual de participantes – ou 36 clubes. O objetivo, refere a publicação, passa por diminuir o número de encontros “pouco significativos” e ter mais embates entre os “tubarões.

Após os 10 jogos de cada equipa, os 16 primeiros classificados passariam à fase a eliminar. Aí, entraria em vigor uma espécie de play-off à moda da NBA: o primeiro posicionado teria como adversário o 16.º, o segundo contra o 15.º e por aí fora.

As equipas que terminassem entre o 17.º e o 24.º posto, passariam para as eliminatórias da Liga Europa. O The Telegraph acrescenta ainda que a UEFA deverá apresentar mais detalhes deste modelo em breve, uma vez que a ECA (Associação de Clubes Europeus) já terá demonstrado interesse no formato.

Recorde-se que Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, já vincou a sua oposição à criação de uma Superliga Europeia, cuja criação alguns colossos do futebol europeu defendem, com o Real Madrid à cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.