Clube da Luz castigado com um jogo à porta fechada e 20 mil euros de multa.

O Benfica ficou a saber o castigo aplicado pela UEFA no seguimento dos incidentes registados no Vicente Caldéron (very light atirado na direção dos adeptos espanhóis, atingindo de raspão uma criança), aquando do jogo entre Atlético de Madrid e Benfica, para a Liga dos Campeões.

O órgão máximo do futebol europeu decidiu sancionar o Benfica com um jogo realizado à porta fechada, 20 mil euros de multa na forma de pena suspensa durante dois anos. Ou seja, a sanção será aplicada caso um incidente de igual gravidade se repetita durante esse período de tempo.

O Benfica deu conta do castigo através de um comunicado onde também admitiu adotar novas medidas no que toca às deslocações dos seus adeptos nos jogos europeus realizados fora, admitindo mesmo a não requisição de bilhetes. Para além disso, os encarnados apelam, também, a que o cenário registado em Madrid não volte a repetir-se, quer em jogos nacionais ou europeus, quer sejam fora ou em casa.
Eis o comunicado do Benfica na íntegra:

As sanções da UEFA.
Face aos incidentes registados em Madrid, que o SL Benfica desde a primeira hora lamentou e condenou, o Comité de Ética e Disciplina da UEFA decidiu penalizar o Benfica com um jogo à porta fechada.
Esta pena, no entanto, só será aplicada se nos próximos 2 anos se voltar a registar incidente de igual gravidade. A esta sanção acresce uma multa de 20 000 euro.
De destacar que novo incidente durante o período de suspensão da pena determinará de forma automática não apenas um jogo à porta fechada como também nova sanção.
As multas aplicadas pela UEFA e pela LPFP ao Benfica, nos anos mais recentes, representam um valor próximo do meio milhão de euros.
Perante a gravidade dos incidentes registados em Madrid e perante o comportamento reiterado de uma minoria de adeptos que teima em penalizar o Sport Lisboa e Benfica, o clube irá estudar novas medidas a adotar nos jogos em que participa, de forma a combater os atos que reiteradamente nos têm colocado na mira disciplinar da UEFA.
Entre essas medidas, a Benfica SAD admite implementar:
a) A não requisição de bilhetes para jogos fora;
e/ou,
b) A identificação de todos os detentores de bilhetes para jogos europeus.
Foi já solicitado ao Conselho Superior dos Desportos espanhol o nome dos adeptos do SL Benfica que foram identificados e responsabilizados pelos incidentes de Madrid.
Finalmente, o Sport Lisboa e Benfica apela a todos os seus sócios e adeptos para que incidentes como os que se registaram em Madrid não voltem a repetir-se quer em jogos europeus ou nacionais, tanto em jogos realizados no Estádio da Luz como fora de casa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.