Nico Gaitán vai regressar ao Futebol Argentino
Enquanto continua a preparar-se para a reativação da Liga Profissional, o Sarmiento de Junín continua a movimentar-se no mercado de transferências e, nas últimas horas, acordou a chegada de um novo reforço ao plantel que é conduzido por Israel Damonte. Trata-se de Nicolas Gaitán ex-jogador da seleção argentina.
O “Verde” chegou a acordo verbal para a contratação de Nicolás Gaitán, que regressará ao país com o passe na sua posse e assinará um contrato que o ligará ao clube até dezembro de 2025. A notícia foi confirmada pelo jornalista César Merlo, que acrescentou que a chegada do médio ofensivo, formado no Boca Juniors, responde a um pedido especial do treinador à direção do clube.
O futebolista de 36 anos vem de um longo período de inatividade no plano profissional. Não joga um encontro oficial desde 27 de maio de 2023. O seu último clube foi o Paços de Ferreira de Portugal e, este ano, tendo ficado livre, juntou-se à equipa de Sergio Agüero para disputar a Kings League.
Iniciou a sua carreira no Boca Juniors, onde se estreou na Primeira Divisão em 2008, coincidindo no plantel com Juan Román Riquelme e Martín Palermo, entre outras glórias xeneizes. Dois anos mais tarde, deu o salto para o futebol europeu, com o Benfica a contratá-lo para substituir Ángel Di María, que depois do Mundial 2010 foi vendido ao Real Madrid. Permaneceu seis épocas no Benfica antes de se transferir para o Atlético de Madrid.
O Atlético pagou 25 milhões de euros pelo seu passe, mas a sua passagem pelo clube madrileno não foi prolífica e deixou a equipa apenas um ano depois. O seu novo destino foi o DL Yifang da China. Posteriormente, jogou no Chicago Fire da MLS, no Lille de França e no SC Braga de Portugal, até que em 2021 regressou à América do Sul para vestir a camisola do Peñarol. No clube uruguaio, também permaneceu durante uma temporada. Depois, teve o seu terceiro período na liga portuguesa e agora surgiu-lhe a oportunidade de voltar a jogar na elite do futebol argentino.
🚨[EXCLUSIVO] Nicolás Gaitán es nuevo refuerzo de Sarmiento de Junín.
*️⃣Llega con el pase en su poder y firmará contrato hasta diciembre de 2025. Fue un pedido especial de Israel Damonte. #TratoHecho pic.twitter.com/4SwTTHr7lt— César Luis Merlo (@CLMerlo) July 15, 2024
Gaitán também representou a seleção argentina em 19 ocasiões, entre 2009 e 2016, nos quais marcou dois golos e fez três assistências. Três das suas atuações foram na Copa América Centenário realizada em 2016 nos Estados Unidos, o único torneio do qual participou, além das eliminatórias mundialistas. Na seleção, foi dirigido por Diego Maradona, Sergio Batista, Alejandro Sabella e Gerardo Martino.
O médio canhoto, oriundo de San Martín, na província de Buenos Aires, conquistou 15 títulos ao longo da sua carreira, a maioria (12) no Benfica. No plano local, foi campeão com o Boca Juniors no Torneio Apertura 2008. Além disso, com o clube argentino, conquistou a Recopa Sul-Americana em 2008.