SLBenfica: Balanço deste ano e desejos para o próximo
Escrito por: João Pereira
Em primeiro lugar quero aqui fazer votos de que todos os leitores, colaboradores e amigos do Domínio de Bola tenham tido um feliz Natal, juntos das suas famílias e daqueles que lhes são mais queridos.
Agora que o Ano está a terminar, façamos uma retrospectiva rápida daquilo que mais relevante se passou no nosso clube. Na Liga Portuguesa 2011/2012 ficamos em segundo lugar, depois de em Fevereiro termos perdido os 5 pontos de vantagem para o segundo classificado, o F.C. Porto e, no jogo contra esta equipa, termos perdido, permitindo aos dragões caminharem rumo ao título. As equipas de JJ caem sempre, fisicamente, na segunda metade do campeonato e a época anterior foi mais um exemplo disso. Na Liga dos Campeões saímos de cena nos quartos-de-final contra o campeão europeu Chelsea. Ficou um sabor amargo desta eliminação, pois o Benfica poderia perfeitamente ter levado de vencido a equipa inglesa. Na Taça de Portugal, fomos eliminados, também nos quartos-de-final pelo Marítimo. E, por fim, vencemos, mais uma vez a Taça da Liga.
Depois de um Europeu em que Portugal merecia mais, começou a febre do início da nova época desportiva. JJ deveria ter saído? Eu defendi a sua saída, mas não aconteceu. Perdemos Javi e Witsel, duas peças fundamentais no meio campo, mais o castigo do capitão Luisão e as esperanças benfiquistas esmoreceram. Contudo, a equipa tem surpreendido e estamos no primeiro lugar na Liga, mantemo-nos em prova na Taça de Portugal, vencemos a primeira jornada da Taça da Liga, mas fomos relegados para a Liga Europa, factor bastante negativo. Com o plantel desequilibrado que tem, JJ está a fazer, surpreendentemente, um trabalho bastante razoável. Mas ainda estamos a meio da época…
Então o que dizer deste ano de 2012 para o nosso Benfica? Na minha opinião, no que toca à parte da época 2011/2012, foi um ano mau, principalmente porque poderíamos ter festejado mais um título de campeão nacional e não aconteceu, por culpa própria. Tivemos o pássaro na mão… A eliminação prematura da Taça de Portugal, mais a saída completamente desacautelada de duas peças fulcrais na equipa foram outros factores negativos. No que toca à parte da época de 2012/2013, na minha opinião, nem foi um ano mau. O Benfica com um plantel remendado terminou o ano em primeiro na Liga e apesar da nota artística ficar mais vezes no balneário, o pragmatismo entrou em cena e o Benfica venceu os jogos. Para o novo ano há vários desejos que gostaria de ver realizados, que aqui partilho: contratação de reforços para as zonas mais deficitárias e aposta em jovens da equipa B; vencer a Liga Portuguesa; vencer a Taça de Portugal; no mínimo, chegar à final da Taça da Liga e, na Liga Europa, chegar o mais longe possível, mas tendo sempre o campeonato português como objectivo primordial. O jogo com o F. C. Porto será uma grande prova de fogo. A ver vamos como será o início do próximo ano, espero que entremos e que possamos sair dele com o pé direito.
Quanto às modalidades, o ano de 2012 significou um ano de conquistas, a saber: no basquetebol a equipa orientada por Carlos Lisboa logrou a conquista do Troféu António Pratas no arranque de 2011/12 e fechou da melhor forma, ao conquistar, no Dragão Caixa, o título de Campeã Nacional; no futsal, a temporada terminou como começou, ou seja, com uma conquista sobre o rival Sporting. Depois de vencida a Supertaça, eis que vem o 6.º Campeonato Nacional para a Luz. Pelo meio, os pupilos à guarda de Paulo Fernandes ganharam a Taça de Portugal frente ao Modicus; no Hóquei em Patins, a equipa orientada por Luís Sénica conquistou a Taça Continental e a Taça de Portugal às quais somou, o 21.º Campeonato Nacional, após 14 anos de jejum; no atletismo, sob a égide de Ana Oliveira, Benfica conquistou dois troféus. O Campeonato Nacional masculino de Pista Coberta e o Nacional masculino ao Ar Livre, sendo que este último significou a conquista do bicampeonato. Acrescente-se, ainda, que em camadas jovens, o Benfica obteve outros títulos como o de campeão Nacional de Iniciados de Futebol ou o campeonato Nacional de Juniores de Hóquei em Patins. Joana Vasconcelos, canoísta do Benfica, foi, ainda, campeã nacional de fundo e Telma Monteiro foi campeã da Europa de Judo. Espero que este ano as conquistas se mantenham e, se possível, sejam ainda mais.
Em suma, e voltando a falar mais concretamente no futebol, espero que 2013 seja um ano vermelho, um ano de Benfica, que festejemos mais um título de campeão nacional e calemos os “antis”, muitos deles camuflados de adeptos de outros clubes. Somos os maiores de Portugal venha quem vier. Caso a época se venha a tornar num fracasso, cá estaremos para analisar a situação. Espero que JJ me prove que estava errado quando discordei da sua continuidade e que o plantel despedaçado, que me inspirava tanta desconfiança, me dê alegrias.
Desejo a todos uma óptima entrada no novo ano de 2013 e que, apesar das dificuldades que o país vive, seja um bom ano, cheio de paz, alegria e saúde para todos.
A subir: Barcelona/Chelsea. Os catalães acabam o ano practicamente como campeões espanhóis, não falham onde o Real Madrid falha e conquistarão de novo a La Liga. O Chelsea, apesar dos altos e baixos presenteou-nos com uma vitória por 8-0 contra o Aston Villa, facto digno de registo, a ver vamos se servirá de inspiração para um campeonato mais regular.
A descer: “Bocas” antes do Clássico. Já começaram as habituais trocas de galhardetes entre representantes de Benfica e F.C. Porto, facto que em nada favorece o futebol e o espestáculo. Mais tento na língua por favor…
Até daqui a quinze dias.
Um abraço.