
Tiago Silva advogado, revelou no dia de hoje, no seu espaço de comentário na Rádio Estádio, uma alegada ligação obscura entre alguns órgãos de comunicação social e o clube da Luz, dando conta de uma “cartilha de elogio”, que terá sido enviada à imprensa e que o próprio garante que chegou a alguns diretores.
Tiago Silva revelou o conteúdo dessa cartilha: “Tive conhecimento de que o Benfica, na semana passada, enviou para vários diretores de jornais uma cartilha de autoelogio” com “vários tópicos a serem destacados por esses jornais”.
“E que tópicos eram esses? A contratação de um jogador a uma equipa de topo na Alemanha, o lançamento de uma nova plataforma de conteúdos para sócios do Benfica e os prémios obtidos pela academia do Benfica e pelo jogador João Félix, na gala Global Soccer Awards”, conta.
O objetivo seria, com base naqueles tópicos enaltecer o trabalho da atual direção encarnada, para que a imprensa “colocasse a figura do presidente do Benfica em alta, naquelas rubricas que os jornais têm, em que escolhem uma figura”.
“É, portanto, uma autoavaliação e um autoelogio que aparecem, aos olhos do leitor, como uma apreciação imparcial”, defende.
Tiago Silva afirma que assim que soube dessa alegada cartilha foi ler alguns jornais, para confirmar se as instruções foram seguidas.
“Fui ver os jornais. No Jornal de Negócios, em alta no ‘Elevador’, rubrica assinada pelo diretor-adjunto, Luis Filipe Vieira surge em alta (…). Mas o que mais me surpreendeu foi o Expresso, que tem jornalistas muito bons. É o jornal que compro todas as semanas. Fiquei siderado quando constato que, nos altos e baixos, no alto aparece Luís Filipe Vieira”, revela.
“Estamos a falar de um embuste, de algo bem pior do que as fake news”, considera, ao mesmo tempo que convida os diretores daqueles periódicos a desmentir esta informação.
“Desafio os diretores-adjuntos do Expresso e do Jornal de Negócios a desmentir que receberam isto do Benfica, para dar destaque nas suas edições. Isto é muito grave. Já sabíamos que o Jornal de Negócios recebia informações do Benfica. E depois havia ali uns bilhetes, umas viagens a Dortmund… Eu não quero crer que estejamos a passar pelo mesmo. Estamos a falar de dois dos mais reputados jornais nacionais. Espero que venham desmentir, porque eu tenho informação segura de que vários outros receberam [a cartilha]”, prossegue.
Trata-se de “uma lavagem” da imagem de Luís Filipe Vieira, que “começou num programa popularucho, ‘O Preço Certo’”.
Segundo o mesmo, a alegada cartilha, foi enviada e insere-se numa “rede montada pelo Benfica para dominar diversos setores, desde arbitragem, magistratura, política e imprensa”.
E recorda o momento em que o envio ocorre: “Isto surge num ano eleitoral do Benfica e numa altura em que a acusação da ‘Operação LEX’ está a sair. Isto é inadmissível. Eu quero informação isenta. Eu não pago um jornal para ver autopromoção encapotada”, acusa Tiago Silva.
“O Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e candidato à liderança do PSD, teve uma afirmação muito propalada. Dizia ele que o Benfica tinha mais influência do que a maçonaria. E eu concordo”, realçou.
Podem ouvir as declarações no podcast abaixo:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS