A SAD do Benfica confirmou em comunicado enviado à CMVM que é arguida no âmbito da ‘Operação Penálti’, conforme adiantado pelo jornal Record. O comunicado esclarece que nenhum dirigente do clube está envolvido como arguido.
Assim como o Sporting, o Benfica também é alvo de investigação após as buscas realizadas pela Autoridade Tributária, que ocorreram no Estádio da Luz e nas residências de vários jogadores, incluindo Rafa, Chiquinho, Vlachodimos e Gonçalo Guedes.
Neste processo, estão sendo examinadas minuciosamente as transferências de vários jogadores, suspeitando-se de possíveis práticas ilícitas. É importante mencionar que esta é a segunda vez este ano que a SAD do Benfica é constituída arguida, após ter sido também constituída arguida em janeiro no âmbito do processo ‘Fora de jogo’.
Comunicado do Benfica à CMVM:
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Sociedade”) vem confirmar que, tendo em conta as notícias vindas a público no dia 17 de maio de 2023, a Sociedade foi constituída arguida no âmbito de um processo que está em segredo de justiça. Nenhum dos representantes da Sociedade viu esse estatuto processual ser-lhe aplicado.
A Sociedade manifestou a sua total disponibilidade e abertura para colaborar com as entidades competentes como sempre aconteceu até aqui.
Também a SAD do Sporting confirmou constituir-se arguida.
Eis o comunicado na íntegra:
«1. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD confirma a realização de buscas aos seus escritórios por parte da Autoridade Tributária (AT), no âmbito do processo 12/21.01ICLSB.
2. Confirmamos ainda que a Sporting SAD foi constituída arguida no âmbito do mesmo processo, que incide sobre diversos contratos e transferências de jogadores de futebol, ocorridos no período compreendido entre 2015 e 2017;
3. A Sporting SAD está convicta que o processo não terá impactos relevantes para a Sociedade, na medida em que a sua actividade, e em particular as transferências e contratos de jogadores, é auditada pelas entidades competentes, no estrito cumprimento da lei.
4. Como tem sido prática do Conselho de Administração, a Sporting SAD continuará a colaborar com as autoridades competentes, prestando todos os esclarecimentos e juntando ao processo documentação diversa em sua posse, ao abrigo do princípio da colaboração e em prol da descoberta da verdade.»
Artigos Relacionados