Rui Vitória fez, este sábado, na sala de imprensa do Estádio da Luz a antevisão do desafio frente ao Estoril, este domingo às 20h30, no recinto dos encarnados. No entanto, a polémica em torno das mensagens de Jorge Jesus a jogadores do Benfica começou por dominar a conversa.
O técnico das águias deixou claro que se comprar alguma guerra será ele a decidir. “Não tenho de andar em confronto permanente com os meus colegas de profissão. (…) Eu decido com quem quero a guerra. Se algum dia tiver entrar em confronto com alguém, todos saberão. Mas sou eu que decido quando quero fazê-lo”, afirmou.
“Tudo o que se passou estava identificado e antecipado e nada me surpreendeu. Tenho a realçar o brio profissional dos meus jogadores durante a preparação do último jogo. Em relação ao resto, tenho uma forma de estar e pensar e faria as coisas de outra forma. Quero encerrar rapidamente esse assunto mas também quero deixar claro: não me venham com histórias porque isto foi tudo menos mind games”, atirou.
Em relação ao que interessa e depois de uma pré-temporada longe do ideal e da derrota na Supertaça frente ao Sporting, Rui Vitória deixou uma garantia aos jornalistas e adeptos que o Benfica vai entrar nos eixos.
“Os meus jogadores sabem o que têm a fazer e como temos de jogar. O que fizemos estava dentro de uma lógica. Naturalmente há jogo em que temos de fazer uma ou outra modificação, mas as nossas ideias estão sempre lá. O modelo de jogo está perfeitamente explicado e estamos a trabalhar constantemente. É óbvio que há variações, com entrada e saída de jogadores, por exemplo, e as coisas não têm estado ainda naquela fase em que podemos dizer que temos um onze trabalhado. Mas o que tenho a dizer é que isto entrará nos eixos”, assegurou, o técnico encarnado.
Rui Vitória deixou ainda elogios ao Estoril, adversário de amanhã.
“O Estoril merece muito respeito e temos o máximo respeito por todos. O Estoril, que é o adversário de amanhã, posso dizer que será uma equipa difícil, com jogadores de qualidade. Está moralizado, apesar de os resultados a pré-época valerem o que valem, virá cá para dividir o jogo, a disputar o jogo pelo jogo. Nós teremos hipóteses de ganhar se nos focarmos em nós e só depois no Estoril. Há qualidade e valor do outro lado, há situações em que nos podem criar problemas, porque têm jogadores rápidos na frente, mas vamos entrar esperançados e com muita vontade de que o jogo venha”, disse.
Rui Vitória confirmou também a recuperação de alguns jogadores para a recepção ao Estoril.
“O Luisão está apto para ir a jogo. Quanto ao Carcela, foi reintegrado e estará apto. Por fim, Mitroglou também está apto”, assegurou.
A possível saída de Nico Gaitán da Luz tem sido um dos temas mais falados neste defeso. Mesmo assim, Rui Vitória garantiu que o internacional argentino está focado e determinado em ajudar o Benfica a vencer.
“Quero deixar claro que o Gaitán tem trabalhado de forma afincada, determinada e tem muita vontade para ajudar. Tem sido um jogador que me tem agradado. Naturalmente, o facto de poder sair ou ficar pode perturbar o funcionamento de qualquer ser humano. No entanto, quero frisar que tenho sentido uma grande disposição da parte dele para trabalhar e para estar aqui. Amanhã vai para jogo, isto se não houver nada em contrário e está preparado. Tenho a certeza que vai estar com disponibilidade para ajudar”, disse Rui Vitória.
Já sobre Raúl Jiménez, o mais recente reforço a chegar ao clube, o técnico do Benfica disse que tem as características desejadas.
“É um jogador que se enquadra no que queríamos, que passava por ter várias soluções para o ataque. Sabemos que tem um caminho a percorrer, só desejamos que seja rápido a adaptar-se. Sabemos que é a chegada de um jogador que vem de um contexto diferente, mas tem as características que precisávamos”, afirmou.