Críticas à arbitragem de Carlos Xistra, estiveram na origem do castigo.
Este castigo é referente às declarações do actual vice-presidente do SLBenfica, contra a equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra, no dia seguinte ao jogo em Coimbra, frente à Académica, a contar para a 4ª jornada da Liga Zon Sagres, que terminou empatado a duas bolas.
“O Benfica foi avisado do que poderia acontecer em Coimbra e sabemos que essa mensagem chegou a Vítor Pereira [presidente do Conselho de Arbitragem]”, foram estas as afirmações que estiveram na base do castigo e que foram proferidas por Rui Gomes da Silva à Antena 1, a 24 de setembro, 1 dia após ao jogo entre Académica vs SLBenfica.
O Conselho de Disciplina aplica assim uma suspensão de 10 meses, mais um mês de acrescento, por Rui Gomes da Silva, não ter comparecido para prestar declarações acerca deste processo. O Dirigente foi ainda condenado a pagar uma multa de 5.253 euros.
Esta suspensão de 11 meses, não terá qualquer efeito, pois Rui Gomes da Silva já não é administrador da SAD, mas sim vice-presidente do clube.
A TSF avança que o SLBenfica pretende recorrer para o Conselho de Justiça do castigo aplicado a Rui Gomes da Silva.