Rui Costa foi reeleito presidente do Benfica na madrugada deste domingo, após vencer João Noronha Lopes na segunda volta das eleições com 65,89% dos votos. O líder das águias tomou posse de imediato, assim que os resultados finais foram conhecidos.
De forma clara, Rui Costa obteve 1.266.105 votos, enquanto João Noronha Lopes somou 655.566, correspondentes a 34,11%. A vitória da Lista G foi total, com triunfos também para José Pereira da Costa (Mesa da Assembleia-Geral), Raul Fernando Martins (Conselho Fiscal) e Eduardo Stock da Cunha (Comissão de Remunerações).
Apesar de Rui Costa surgir como favorito, havia expectativa quanto à escolha dos sócios que não tinham apoiado nenhum dos candidatos apurados para a segunda volta, nomeadamente os que votaram em Luís Filipe Vieira e João Diogo Manteigas.
Na primeira volta, Rui Costa tinha conquistado 42,13% dos votos e Noronha Lopes 30,26%. Ficam de fora da corrida Luís Filipe Vieira (13,86%), João Diogo Manteigas (11,48%), Martim Mayer (2,10%) e Cristóvão Carvalho (0,18%).
As eleições bateram um recorde mundial de participação, com 93.081 sócios a votar, superando os 86.297 da primeira volta. O anterior recorde, de 57.088 votantes, pertencia ao Barcelona desde 2010. O novo máximo foi alcançado por volta das 19h15, num processo eleitoral que decorreu entre as 08h30 e as 22h00.
Na primeira volta, o Benfica já havia ultrapassado a marca dos blaugrana, mas o feito não foi validado pelo Guinness, uma vez que, nesse sufrágio, não foi eleito nenhum órgão social.
- Rui Costa venceu com 65,89% dos votos
- Noronha Lopes ficou-se pelos 34,11%
- Mais de 93 mil sócios participaram na segunda volta
- Recorde mundial de votação num clube desportivo






Ainda não há comentários. Sê o primeiro!