Rugido do Leão: Planeamentos, Reflexões e Previsões

A pausa na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, devido aos compromissos da seleção Nacional, prometia ser calma e tranquila para o Sporting Clube de Portugal (SCP). Não só pelo que tinham sido os últimos resultados da sua equipa de futebol, mas por toda a envolvência no clube, com várias modalidades a apresentarem-se na nova “casa” do leão, o pavilhão João Rocha, e a aparente acalmia social do seu Presidente e Diretor de Comunicação.

 

Segue-nos nas Redes Sociais

Facebook icon  Instagram icon Tiktok icon twitterx icon Pinterest icon Whatsapp icon YouTube icon

No entanto, sensivelmente a meio deste interregno, eis que surgem os primeiros sinais de alarme, vindos diretamente desse aliado ímpar do SCP, a comunicação social. Já se tornou evidente para todos, espero eu, que não ganhando campeonatos, estes também se fazem pela “boa” ou “má” comunicação social que cada clube detém. Neste aspeto, acho que concordarão que o SCP não tem, de todo, uma “boa” comunicação social. Para muito tem contribuído também a luta incessante que Bruno de Carvalho decidiu travar com o jornalismo português, numa quasi guerra que vai sendo travada, aqui e ali (Facebook incluído…) sem um final próximo aparente. Mas isso será certamente escrutinado a seu tempo…

Voltando ao cerne da questão, nesta última sexta-feira, quase todos os diários desportivos nacionais faziam manchete com a aparente grave lesão de Bas Dost! Nunca antes o internacional holandês mereceu tamanho privilégio por alguma chamada à Laranja Mecânica, e por conseguinte a preocupação demonstrada com o atleta leonino atingiu este singelo associado do SCP. Para além do mais, já se sabia qual o resultado daquele mergulho engraçado de Doumbia frente ao FC Barcelona, uma paragem nunca inferior a três semanas…

Sem Doumbia e agora (aparentemente) sem Bas Dost, começava a aparente acalmia e tranquilidade leonina a esfumar-se… Quem seria então o avançado eleito por Jorge Jesus (JJ) nesta altura tão crucial da época sportinguista, com jogos contra ACR Oleiros, GD Chaves e a dupla jornada da Champions conta a Vecchia Signora?! Mais! Para além de tudo isto, surge a informação, transmitida diretamente pelo Departamento Médico do SCP, que Alan Ruiz também se encontra lesionado… E de repente, sobra… Gelson Dala!

“Entre mortos e feridos alguém há-de escapar!”, sempre ouvi este dito popular, mas por esta altura o pensamento estava já muito mais à frente, em Janeiro e na próxima janela de transferências… É que para além deste cenário, de ter “apenas” o jovem Dala como opção ofensiva, o que não se verifica pois Bas Dost aparentemente se encontra bem e disponível, ficou visível aos adeptos leoninos no último clássico que o SCP é por estes dias uma equipa espremida por JJ, fruto de ter menos opções válidas do que aquelas que inicialmente se previam…

E eis o verdadeiro cerne da questão. Estará o SCP assim tão mais forte que o da época passada, olhando meramente para aquilo que é o seu plantel? Olhando para cada posição do terreno, parece-me que sim, mas apenas porque os 11 habitualmente titulares são melhores (em alguns casos, muito melhores!) que os da época transacta! No entanto as segundas escolhas mantêm-se “fraquinhas”; prova disso foi o jogo para a Taça da Liga contra o CS Marítimo, mas sobretudo o facto de o SCP ter realizado um clássico muito aquém das suas capacidades, também por culpa do seu adversário, mas também por muitos dos jogadores se encontrarem esgotados fisicamente, precisamente por não ser feita uma efetiva gestão do plantel leonino pelo treinador JJ ter utilizado nestes 13 jogos oficiais praticamente a mesma equipa, com nuances mínimas ao nível dos avançados e lateral esquerdo.

Em suma, prevejo que, contrariamente ao que vem sido habitual, o SCP vá atacar com força (dentro das limitações próprias desta janela de transferências) o mercado de Inverno, tentando corrigir o que de mal foi feito no Verão, pois apesar da qualidade demonstrada, este plantel ainda não chega, na minha opinião…

Saudações Leoninas

Autor: Rui Fiel Sequeira

Partilha nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Topo