Quarta-feira, 14 de Outubro de 2026
Última hora
Internacionais

Há um novo cartão no futebol e não é para os jogadores

Cartão Preto Futebol
Cartão Preto Futebol

A Federação Romena de Futebol aprovou a introdução do cartão preto nos jogos dos escalões jovens, uma medida destinada a combater comportamentos abusivos de pais e espectadores nas bancadas.

O futebol juvenil na Roménia vai passar a ter uma novidade pouco habitual: o cartão preto.

A Federação Romena de Futebol aprovou a implementação desta medida em todos os jogos dos escalões entre sub-7 e sub-16, com o objetivo de combater o bullying, a pressão excessiva e os comportamentos abusivos de pais e espectadores.

O cartão não será mostrado a jogadores, mas sim utilizado como último recurso quando os problemas surgirem fora das quatro linhas.

O procedimento definido pela federação romena terá três etapas.

Na primeira, o árbitro interrompe temporariamente o encontro e pede aos treinadores que falem diretamente com os pais ou espectadores para tentar colocar um ponto final nos comportamentos inadequados.

Se a situação continuar, entra em vigor a segunda fase: a partida é suspensa durante 10 minutos e as equipas recolhem aos balneários, enquanto os treinadores tentam novamente acalmar os ânimos nas bancadas.

Caso os comportamentos abusivos persistam depois do reinício, o árbitro exibirá então o cartão preto, o que determina o fim definitivo da partida.

Entre as situações que podem levar à aplicação da medida estão insultos, ameaças, agressões físicas ou empurrões contra filhos, jogadores, treinadores, árbitros, elementos das equipas adversárias ou outros espectadores.

A Federação Romena já tinha endurecido o regulamento disciplinar em 2024 para combater abusos cometidos por treinadores nos escalões de formação, prevendo multas e até suspensões prolongadas das respetivas licenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Enable Notifications OK No thanks