A decisão de começar a seguir a página oficial do FC Porto no Instagram não foi uma ação ao acaso por parte de Róger Guedes. O jogador chegou a ser alvo de uma sondagem por parte do SL Benfica recentemente e de ter vários clubes de topo do Brasil interessados no seu regresso, o extremo foi informado que o clube portista é o que se encontra mais bem colocado neste momento para o receber. Fonte próxima do jogador explicou ao jornal O Jogo que a operação até pode decidir-se esta semana, uma vez que o empresário do brasileiro de 22 anos, Paulo Pitombeira, prolongou a estadia na China por mais uns dias para acertar o modelo de negócio com o Shandong Luneng.
Os chineses dão preferência a uma transferência a título definitivo, para recuperar o investimento de 9,5 milhões de euros feito há um ano, quando o contrataram ao Palmeiras, mas a possibilidade de aceitarem um empréstimo. também está em cima da mesa. É da resolução deste imbróglio que está dependente a mudança de Róger Guedes, uma vez que o extremo deixou a China, como revelou através das redes sociais, e já decidiu que não fará a viagem de regresso. Guedes está arrependido da opção tomada há um ano, quando o FC Porto também o tentou contratar, e quer muito jogar no futebol europeu. Nesse sentido, a mesma fonte explicou ao jornal que o extremo acredita que o futebol português será uma excelente porta de entrada e que até o poderá recolocar no radar da seleção brasileira, a julgar pelo que sucedeu em 2018/19 com Éder Militão, Felipe e Alex Telles.
Para o FC Porto, a chegada de Róger Guedes permitiria resolver o problema existente nas alas, que neste defeso viram partir Brahimi, Hernâni e Adrián López. O brasileiro é encarado como o substituto natural do internacional argelino, já que no Brasil também jogava mais descaído para a esquerda mesmo sendo destro. Era, de resto, um dos melhores marcadores do Brasileirão no momento da saída do “Galo”, pelo qual fez nove golos em 12 jogos. Pelo Shandong Luneng assinou apenas cinco em 14 encontros, o último dos quais a 12 de maio, frente ao campeão Shanghai SIPG, de Vítor Pereira e Hulk, tendo marcado cinco golos.