Juan Román Riquelme, presidente do Boca Juniors, concedeu uma entrevista exclusiva ao TyC Sports, onde elogiou o desempenho de Alan Varela, médio do Porto, referindo-se a ele como um verdadeiro fenómeno. Riquelme expressou a sua confiança na possibilidade de Varela dar o salto para um campeonato e clube mais competitivos num futuro próximo.
“Se outro clube o comprar, seja bem-vindo, porque ele é um fenómeno como pessoa e faz tudo o que um jogador de futebol deve fazer. Disputou mais de 100 partidas, conquistou cinco títulos e foi para um campeonato onde tem tempo para continuar crescendo, não é igual a chegar a Itália ou Espanha, dão-lhe mais tempo para crescer. É um fenómeno”,
afirmou o antigo internacional argentino.
Riquelme também destacou que Portugal tem sido um ambiente favorável para o desenvolvimento de talentos, citando exemplos anteriores como Di María, Falcao, James Rodríguez, Lucho González e Lisandro Lopez, que tiveram tempo para crescer antes de se mudarem para clubes de maior destaque.
Alan Varela foi contratado pelo Porto por €8 milhões, com €1,2 milhões adicionais em encargos. No entanto, o seu valor de mercado atualmente é superior, especialmente devido ao seu desempenho na Liga dos Campeões, que tem ajudado a destacar o seu talento.
O Boca Juniors tem direito a 20 por cento da mais-valia de uma eventual futura transferência de Varela.