Caros leitores, o objectivo desta crónica não é retirar a candidatura do Benfica à conquista do campeonato da presente temporada. O objectivo desta crónica é tentar perceber onde o Benfica errou (e continua a errar) de modo a termos ainda possibilidade de conquistar o tricampeonato.
Desta vez, a deslocação a Aveiro foi tranquila, no entanto, verificamos os mesmos problemas na equipa e na estrutura. Fica já uma sinopse do encontro: jogo decidido cedo e, como já é habitual, pouca tranquilidade defensiva (nos poucos momentos em que a equipa adversária atacou) e mau futebol praticado. Bem… três pontos, resultado dilatado, alguns adeptos felizes…siga!
Porque é que um avançado suplente da equipa B é o lateral direito escolhido para o onze titular do encontro? Mas isto faz qualquer sentido? Com excepção do jogo em Madrid, parece que esta época o Benfica faz tudo “em cima do joelho”. São as escolhas, as mudanças tácticas, as constantes alterações na estrutura da equipa base; lamento escrever isto, mas, de facto, esta temporada não parecemos uma equipa de topo! Para além dos três pontos, a única boa notícia foi mesmo a estreia de Renato Sanches!
O inicio de temporada fez antever aquele que é o perfil da equipa do Benfica esta época. Perdemos elementos fundamentais, incluindo o treinador, a direcção também não deu as condições que prometeu ao novo técnico e, por outro lado, Rui Vitória parece não ser treinador para uma equipa grande. Também verificamos alterações na estrutura de futebol do Benfica: Rui Vitória apoia-se na estrutura, quando nas épocas transactas a estrutura apoiava-se em Jesus. Rui Vitória é neste momento um treinador que não gere o futebol do Benfica e é óbvio que com Jesus não seria possível trabalhar nestas circunstâncias. Agora decidimos apostar forte na formação, mas sem critério. Agora decidimos cortar na aquisição de jogadores, novamente sem critério.
Estamos a falhar nos momentos decisivos, dentro e fora de campo! É urgente encarar os problemas do Benfica, é urgente responder aos rivais (novamente, dentro e fora de campo!), é urgente montar uma equipa competitiva e sem remendos, é urgente clarificar a posição de Rui Vitória no Benfica!