O DOMINIODEBOLA.com exibe anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, considere apoiar-nos colocando o nosso site na lista de permissões.

DOMINIODEBOLA

O Futebol à distância de um clique

Quem disse que segunda-feira era um mau dia?

Escrito por: Duarte Pernes

O que não se diria noutras paragens após uma exibição como a que o FC Porto realizou frente ao Gil Vicente no início desta semana? De “rolo compressor” a “classe pura”, de “genialidade” a “fantasia” todo o tipo de epítetos e galanteios seriam, por certo, utilizados.

Por norma não gosto de me pronunciar concretamente sobre um jogo que já decorreu há alguns dias. Isto sobretudo quando o próximo desafio se encontra tão próximo (já amanhã e fora de casa, frente ao dificílimo Vitória de Guimarães), mas não resisto em dedicar esta minha crónica ao excelente espectáculo que o FCP proporcionou aos seus adeptos na última segunda-feira. Não foi apenas pelo resultado ou pelo grande número de oportunidades criadas, o que naquela noite se viu foi a afirmação (outras vezes também constatada) dos campeões nacionais enquanto equipa, no seu todo.

Cheguei ao estádio passavam 4/5 minutos do apito inicial de Paulo Baptista e foi o suficiente para já não ter visto o primeiro golo de Danilo no campeonato português. Foi pena, mas no fim de contas nem perdi tanto assim. Os dragões não baixaram a toada em nenhum momento. Percebeu-se cedo qual a vontade daquela equipa. Uma exibição regular e cumpridora não chegava, era preciso dizer “estamos aqui”, “contem connosco”. Das palavras e pensamentos passaram-se aos actos e, da defesa ao ataque (excluindo Helton que nada teve para fazer), o FC Porto demonstrou ser a melhor equipa portuguesa. Se quisermos ser rigorosos eu até iria mais longe e diria que o que se provou (e tem provado) é que os bicampeões são a única equipa portuguesa na verdadeira acepção da palavra.

 

Com efeito, não se vê um futebol esquizofrénico, configurado unicamente para o ataque à baliza adversária, nem um estilo defensivo que seja entediante para o público. O FCP é uma equipa adulta, solidária e mesmo com as lesões que têm marcado a época, não perde em momento algum a sua identidade. A capacidade de posse e recuperação de bola estão lá e deixam qualquer portista com um sorriso nos lábidos, especialmente porque não se trata de uma posse inútil, mas sim objectiva, em que se percebe o que é que os jogadores querem fazer.

Ainda que, a nível de títulos, se conte apenas uma Supertaça para as vitrines do futuro museu portista esta época, o futuro pode ser encarado de uma forma animadora. O plantel, outrora demasiadamente curto, ganha força com a chegada dos reforços e o desabrochar da equipa B. Além disso, os indisponíveis não o estarão para sempre. James encontrar-se na fase final da sua recuperação, a lesão de Defour não é grave e Atsu – mais dia, menos dia – voltará da CAN (e mais valorizado, se não for pedir muito).

Por tudo o que foi considerado, concluo com uma palavra, ou melhor, com um parágrafo dedicado a Vítor Pereira. Não serei o primeiro portista a fazer uma espécie de acto de contrição em relação ao actual treinador, mas nem por isso deixo de me sentir no dever de acompanhar o sentimento generalizado entre a massa adepta. Fiz-lhe muitas críticas no passado. Algumas foram justas e não as retiro, outras foram injustas e por isso mesmo merece o meu pedido de desculpas mais uma vez, depois de também o ter feito no final da temporada transacta. O grande responsável pela evolução do FC Porto para esta época é ele e o obreiro principal de noites como as da passada segunda-feira também.

 

 

Nota: Já nem há palavras para descrever as últimas arbitragens em favor do Benfica antes e durante os jogos dos encarnados. Era bom que se deixasse que este campeonato fosse resolvido pela valia futebolística de dragões e águias. Luís Filipe Vieira parece considerar o contrário e Vítor Pereira (o do CA da FPF) infelizmente também.

 

Saudações

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy link
Verified by MonsterInsights