O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou que abriu processos disciplinares contra Sérgio Conceição, Vítor Baía e a SAD do FC Porto. Esses processos foram iniciados após denúncias feitas pelo Conselho de Arbitragem da FPF e pela Sport Lisboa e Benfica, SAD. Além disso, Francisco J. Marques também foi alvo de processo disciplinar, neste caso, decorrente somente da denúncia feita pelo Conselho de Arbitragem da FPF.
Eis o que diz o comunicado desta quinta-feira da Secção Profissional do Conselho de Disciplina da FPF
Assunto: Procedimentos disciplinares instaurados no âmbito das competições desportivas profissionais.
Processo disciplinar n.º 79 – 2022/2023
Instauração de processo disciplinar a Sérgio Paulo Marceneiro Conceição, a Vítor Manuel Martins Baía e à Futebol Clube do Porto – Futebol SAD, por deliberação da Secção Profissional, de 18 de abril de 2023, tendo por objeto apuramento da relevância disciplinar da factualidade participada, na sequência de participações apresentadas pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e pela Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD. O processo foi enviado, dia 18 de abril de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.
Processo disciplinar n.º 80 – 2022/2023
Instauração de processo disciplinar a Francisco José Carvalho Marques, por deliberação da Secção Profissional, de 18 de abril de 2023, tendo por objeto declarações proferidas sob o enfoque das ofensas à honra ou consideração de agentes de arbitragem, ou eventual violação de deveres gerais, na sequência de participação apresentada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O processo foi enviado, dia 19 de abril de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução