alt

Escrito por: Rui Fiel

Em fim-de-semana de clássico, volto-vos a falar de uma temática que me tem preocupado de forma particular e ao Universo Leonino por essa web fora em geral. Falo-vos, claro está, da qualidade (ou falta dela) do plantel principal do Sporting Clube de Portugal!

Bem, como certamente terão reparado, o Sporting nos sete jogos oficiais que disputou até então (com um saldo de 2 vitórias e 4 empates?!) utilizou basicamente os mesmos jogadores em todos eles. Na baliza, Patrício tem sido dono e senhor, esperando-se que apenas nas Taças Nacionais Marcelo faça uma fugaz aparição. Nas laterais foram já 4 os jogadores utilizados, 2 dos quais apenas por força de circunstâncias maiores. Aqui já vimos Cédric e Jefferson assim como Jonathan e Esgaio. No centro da defesa, os “cromos” foram sempre os mesmos, Sarr e Maurício (Paulo Oliveira, quase que por engano jogou apenas alguns minutos na deslocação a Coimbra). No meio a rotatividade tem sido quase nula. William, Adrien e Martins, preterido agora por João Mário. De entre as outras opções somente Rossel tem acumulado minutos. Esperava-se que na frente de ataque as coisas pudessem ser mais mexidas, e são-no de facto mas apenas no que ao futebol diz respeito. Nani é indiscutível, Carrillo também começa a ser. Slim joga sozinho lá na frente e de quando em vez vê Montero fazer uns minutos, assim como Capel e Mané.

Ora bem, contas feitas assim por alto, de um plantel de 27 jogadores “apenas” 19 jogaram!

Mas espera lá… Afinal já jogaram quase todos os jogadores do plantel principal, logo a premissa inicial desta crónica de que apenas alguns elementos jogam é totalmente falaciosa!

FALSO!

O Sporting Clube de Portugal, ou por outra, o treinador Marco Silva até deu MINUTOS a quase todo o plantel principal do clube, mas apenas e só isso… MINUTOS. O núcleo duro da equipa, aqueles com quem ele conta de facto são sempre os mesmos.

A maior parte de vocês achará que o adiantar da hora a que escrevo estas minhas ideias, poderá afetar o meu discernimento, mas peço-vos apenas um pouco mais de paciência, tudo fará sentido.

Na época passada, o plantel do Sporting era, unanimemente, curto, mesmo para os poucos desafios que a equipa disputou. Contudo, conseguiu uma classificação bastante meritória no campeonato nacional, vindo daquela que foi A PIOR ÉPOCA DE SEMPRE DA HISTÓRIA DO CLUBE! Assim sendo, e com novos objetivos no horizonte, seria de esperar que o ataque ao mercado pudesse ser tido em conta sob duas vertentes:

– Manter a base da época anterior melhorando-a em quantidade, de modo a permitir uma maior rotatividade no plantel;

Ou

– Cirurgicamente aumentar a qualidade do plantel do ano anterior, mantendo o número de jogadores no plantel principal nos 22/23.

Ora no meu entender, ou nada disto foi feito, ou então Marco Silva não tem sabido gerir o plantel às suas ordens.

Não me levem a mal os meus amigos sportinguistas, pois a minha intenção não é ser do contra, anti isto ou pró aquilo. Sou sócio do Sporting Clube de Portugal há 32 anos, com as quotas pagas, e o que mais quero é ver o meu clube triunfar, e não apenas esporadicamente. No entanto, o que esta equipa técnica tem apresentado (na minha opinião é mais o que não tem apresentado) preocupa-me sobremaneira.

Em véspera de um jogo importantíssimo para a Liga dos Campeões, contra um dos favoritos a vencer a competição, e depois de um jogo eletrizante contra um rival direto na luta pelo título, alguém tem dúvidas sobre qual vai ser o 11 inicial leonino? E mais, alguém tem dúvidas que depois de um clássico, clássico esse em que a equipa fez uma pressão alta bastante intensa durante a primeira meia hora de jogo, esses mesmos 11 rapidamente dará o berro contra os londrinos?

Finalmente fica a pergunta que todos deveremos querer ver respondida (eu pelo menos quero!) e que neste momento ainda não somos capazes de aferir verdadeiramente: o Sporting deste ano tem mais qualidade que o do ano passado, ou apenas mais quantidade de jogadores?

SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.