Venha de lá esse play-off!
A seleção portuguesa recebeu a seleção de Israel em Alvalade na penúltima (e decisiva) jornada de qualificação para o Mundial 2014. A seleção das quinas precisava obrigatoriamente de vencer a partida para manter as esperenças de carimbar diretamente o passaporte para o Brasil. E os pupilos de Paulo Bento até entraram bem, com um Ruben Micael desinibido a tentar 2 remates que criaram perigo. O jogo foi perdendo ritmo e alguns remates, ora de Nani, ora de Ronaldo, iam disfarçando a pouca qualidade do futebol apresentado. Aos 28 minutos, um cruzamento tenso de Antunes vai ter com Pepe que cabeceia a bola de forma cruzada para uma finalização à ponta-de-lança de Ricardo Costa. Estava feito o 1-0 e Portugal era a única seleção que parecia, apesar da exibição parca, querer ganhar o jogo. Até ao intervalo, não houveram mais lances dignos de registo. Na segunda parte, Israel entrou um pouco mais objetivo mas sem criar grandes lances de perigo. Portugal ia controlando o jogo como podia e até teve oportunidades para dilatar: Ricardo Costa cabeceou por cima num pontapé de canto, Antunes tentou a sua sorte de fora de área assim como Josué (recém-entrado) e até Nelson Oliveira (rendeu Hugo Almeida) teve uma oportunidade de ouro mas fez um disparate. Até que, sem que nada o fizesse prever, aos 85 minutos, Rui Patrício cometeu um erro infantil após um atraso e colocou a bola nos pés de Ben Basat que aproveitou o brinde e bateu o guardião português. Estádio em choque e 5 minutos para tentar alcançar a vitória. E num livre de Cristiano Ronaldo a vitória podia ter chegado mas o guarda-redes israelita esteve bem.
Portugal desperdiça assim a oportunidade de colocar pressão na Rússia na última jornada e garante (ainda que não matematicamente) um lugar no play-off.
Portugal |
1 – 1 |
Israel |
Marcadores: Ricardo Costa 28' (1-0) e Eden Ben Basat 85' (1-1)
Portugal: Rui Patricio, Pepe, Ricardo Costa, Antuntes, André Almeida, Miguel Veloso (Eder, 87), Ruben Micael (Josué, 69), Moutinho, Cristiano Ronaldo, Nani, Hugo Almeida (Nélson Oliveira, 70)
Israel: Dudu Aouate, Eitan Tibi, Tal Ben Haim, Omri Ben Harush, Eyal Meshumar, Sherran Yeini, Eden Ben Basat, Maharan Radi (Lior Refaelov, 68), Bebras Natcho, Eran Zahavi (Omer Damari, 83), Elianiv Barda (Tal Ben Chaim, 60)
Árbitro: Tom Hagen
Vídeo/Resumo do Jogo