Escrito por: Bruno Pinho
O que esperar do Benfica nesta temporada? Será que tem condições para revalidar o título? Com o plantel fechado até à reabertura do mercado em Janeiro (ainda existe a possibilidade de Jonas, ex Valência, integrar a equipa), será que a equipa dá garantias?
A época só agora começou, os mecanismos ainda não estão assimilados, alguns dos nossos melhores jogadores estão lesionados, verificam se inúmeros problemas no jogo da equipa, muitos dos reforços não têm qualidade para representar o clube da Luz, temos também poucas opções de qualidade para a frente de ataque, os próprios “especialistas da bola” não colocam o Benfica como o principal candidato ao título…enfim, não é de todo o cenário mais favorável, mas devo confessar que os últimos reforços (os que ainda não se mostraram de águia ao peito, como Júlio César, Samaris e Cristante) deixaram me com algumas esperanças, bem como a permanência de Gaitan e Enzo.
Com os erros constantes de Artur, tudo aponta que seja Júlio César a assumir a protecção da baliza encarnada. Apesar de não estar na melhor fase da carreira, é sem dúvida um nome imponente na Luz, o seu currículo é invejável, tendo já sido considerado por muitos, o melhor guarda-redes do mundo. O seu talento, a sua experiência e a sua leitura de jogo podem ser muito úteis nos processos defensivos e penso que naturalmente vai dar a tranquilidade que a defesa necessita.
Passando para terrenos mais adiantados, considero que o meio campo é o ponto forte desta equipa. Continuamos com jogadores de enorme qualidade nas alas, que nos dão garantia de profundidade e velocidade no nosso jogo. Mesmo com o titular indiscutível para a posição 6 lesionado, Samaris, Cristante ou André Almeida serão sempre opções válidas para ocupar a vaga deixada por Fejsa. Samaris e Cristante também podem assumir um papel relevante em terrenos mais adiantados, mais concretamente na posição 8. Portanto, para o meio campo (a base para o sucesso de qualquer equipa de futebol) temos soluções de sobra e de qualidade, admitindo também que Fejsa e Rúben Amorim recuperam totalmente das suas lesões até Dezembro, e isto é importante, tendo em conta a longa época que nos espera.
De todos os reforços para a nova época, e já referi na minha última crónica, Samaris parece me o melhor. Daquilo que vi deste médio, é um jogador para entrar de caras no onze. É um médio polivalente que actua preferencialmente como box-to-box, mas presumo que inicialmente irá jogar na posição 6 (dada a indisponibilidade de Fejsa) e posteriormente será o substituto natural de Enzo. É um jogador alto (1,90 m) e possante, à imagem de Jorge Jesus, acrescentando altura aos processos defensivos e ofensivos da equipa. Parece me ser um jogador muito disciplinado tacticamente, com boa leitura de jogo e com uma excelente capacidade de passe, o que no Benfica poderá revelar se fundamental, sobretudo na construção de jogo de trás para a frente. Será sem dúvida um jogador bastante útil para Jorge Jesus, acrescendo o facto de já ser um jogador maduro e com experiência de Champions.
Outro dos reforços que quero destacar é o jovem médio italiano Cristante, um jogador com algumas características que fazem lembrar André Gomes, mas mais rápido, com mais poder de choque e com mais entrega ao jogo, tanto a defender como a atacar. Protege muito bem a bola, é bastante técnico e consegue dar grande profundidade ao jogo através da sua elevada qualidade no passe longo para as costas da defesa adversária. Tem de facto um enorme potencial, e parece me que não será sempre titular, mas é sem dúvida uma excelente opção de reserva.
O que mais me preocupa neste momento serão mesmo as opções para o ataque. De momento, Lima será possivelmente o único atacante puro de qualidade na equipa. Claro que Jorge Jesus pode puxar Gaitan para dar o apoio directo ao avançado, pois Talisca não dá de todo nenhuma garantia a curto prazo. Jesus terá de encontrar uma solução para este problema, pois já se percebeu que neste esquema e com as opções que o técnico tem lançado para o ataque vamos ter grandes problemas de concretização ao longo da época. Tenho esperança que Jonas possa integrar o plantel, pois parece me uma boa opção para o “9,5” que procuramos. Se resolvermos esta questão, tenho a certeza que o Benfica irá fazer novamente uma excelente época, surpreendendo muita gente. Esperemos bem que sim! FORÇA BENFICA!
Os anti-túneis
E nos anti-túneis desta semana:
Condolências para o árbitro António Garrido. Faleceu esta quarta-feira, o primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do mundo (Argentina 78). António Garrido é lembrado por muitos como um dos melhores árbitros de sempre, estando ligado ao FC Porto desde 1982 (altura de tomada de posse de Pinto da Costa). Acabou também por ser uma figura polémica e controversa no futebol português, estando o seu nome ligado ao processo Apito Dourado. E porque na vida, existem coisas bem mais importantes do que os meandros do futebol, desejo paz à sua alma e as minhas mais sentidas condolências à sua família.
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS