Está a ser estudada mais uma alteração às regras do futebol, desta vez ao desempate por grandes penalidades. O International Board (IFAB), organismo que gere as leis do futebol, vai testar um sistema parecido ao do ténis.

Em resultado da última reunião, que decorreu no início deste mês, o IFAB planeia alterar a sequência de marcação dos pontapés de grande penalidade.

Actualmente, os penaltis são batidos de forma alternada, isto é bate primeiro uma equipa e de seguida a outra. O IFAB quer pôr em vigor um sistema idêntico ao dos ‘tie-breaks’ do ténis, isto é, primeiro bate uma equipa, a equipa contrária bate dois e depois mantém-se a série de dois pontapés de penalti até que cada equipa bata cinco.

O membro do International Board e director-executivo da federação da Escócia, Steward Regan, falou sobre a ideia: “Acreditamentos que o método ABBA vai acabar com a tendência estatística e é algo que agora vamos testar”.

Este método é chamado de método ABBA devido à sequência em que as equipa bateriam os penaltis – equipa A, equipa B, equipa B, equipa A.

Esta ideia surge devido a diversos estudos que apontam que a equipa que executa o primeiro penaltis vence o desempate 60 por cento das vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.