Portugal está no Mundial
Próxima paragem: Brasil 2014. Portugal foi à Suécia vencer por 3-2, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo. Um jogo electrizante na segunda parte, com uma excelente exibição colectiva. Hugo Almeida foi a surpresa do onze escalado por Paulo Bento, jogando no lugar normalmente ocupado por Hélder Postiga. Apesar do atrevimento sueco, Portugal pareceu dominar sempre as operações no primeiro tempo, tendo conseguido boas oportunidades de golo, através de Bruno Alves, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida, este último com uma falhanço incrível à boca da baliza. O intervalo chegaria com o resultado intacto e com Portugal a 45 minutos de atingir o objectivo de chegar ao Mundial.
A segunda parte trouxe a lesão de Fabio Coentrão, que foi substituído por Antunes. Neste segundo tempo assistiu-se a um jogo melhor, tanto em termos de qualidade de jogo das equipas como de eficácia. Aos 49 minutos Larsson quase dá vantagem aos nórdicos mas um enorme Rui Patrício evitou que a bola entrasse na baliza portuguesa. No minuto seguinte, Cristiano Ronaldo dá vantagem a Portugal. Após um soberbo passe de João Moutinho, o capitão Ronaldo ficou isolado e com Isaksson pela frente não vacilou. Ao minuto 50 estava feito o primeiro golo da partida. Parecia ter sido a estocada final nos suecos. No entanto, Ibrahimovich deu esperanças à sua selecção, com golos aos 68' e 72' – a Suécia encontrava-se, agora, a um golo da qualificação. Os adeptos empolgaram-se mas, volvidos 5 minutos, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, após passe de Hugo Almeida que deixou CR7 mais uma vez isolado. Aos 79 minutos, dois minutos após o empate, a dupla do primeiro golo volta a fazer estragos. João Moutinho tem outro passe soberbo, isolou Cristiano Ronaldo e este, depois de contornar o guarda-redes, atira forte para a baliza. Era o terceiro de Portugal e o jogo estava finalmente decidido. De registar, ainda, uma última oportunidade de Cristiano Ronaldo que, após uma recepção fantástica com o peito tira um adversário do caminho e, isolado perante o guarda-redes sueco, atira a escassos centímetros da baliza. Mas o mais importante estava alcançado. Portugal venceu o jogo e esstá na fase final do Campeonato do Mundo de 2014, a realizar-se no Brasil.
É a terceira vez consecutiva que Portugal se apura para um Mundial através do playoff, depois de nos dois anteriores ter batido a selecção da Bósnia-Herzegovina. Com esta vitória, Portugal é uma das cinco selecções que participa sempre em todas as grandes competições de selecção desde 2000, juntamente com Alemanha, Itália, Espanha e França. É a sexta vez que Portugal participa numa fase final de um Campeonato do Mundo: depois de Inglaterra 1966, México 1986, Coreia/Japão 2002, Alemanha 2006 e África do Sul 2010, segues-se o Brasil 2014. Mais uma vez, como há séculos atrás, Portugal voltará à epoca dos Descobrimentos, para, tal como em 1500, conquistar o Brasil, desta feita em 2014.
SUÉCIA: Isaksson; Lustig, Nilsson, Antonsson e Olsson; Larsson (Gerndt 90'), Elm (A. Svensson 46) e Kallstrom; Kacanicklic (Durmaz 82'), Elmander e Ibrahimovic
PORTUGAL: Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão (Coentrão 52'); Veloso, Moutinho e Raúl Meireles (William Carvalho 73'); Nani, Ronaldo e Hugo Almeida (R. Costa 82')
Suécia |
(2) 2 – 3 (4) |
Portugal |
Golos: Ibrahimović (67', 72'); Ronaldo (50', 76', 78')
Vídeo/Resumo do Jogo