Escrito por: Ricardo Vidal
Leonardo Jardim (espero eu) e Bruno de Carvalho deveriam desde já, se é que ainda não o fizeram, começar a planear a próxima época.
Com um lugar na Champions praticamente assegurado, o Sporting terá de planear e reforçar muito bem o plantel para poder sonhar com a passagem da fase de grupos. A Liga dos Campeões mais as três competições internas torna uma temporada extremamente exigente para um plantel que seja curto em qualidade. Por exemplo, o deste ano. Apesar da boa campanha na Liga Portuguesa, na minha opinião Jardim tem um plantel curto, já que da equipa base do Sporting pelo menos três ou quatro não têm qualidade suficiente para enfrentar tubarões da Europa.
São os casos flagrantes de Maurício, Cédric, André Martins e até mesmo o verdinho Mané. Posto isto, a qualidade e a experiencia tem de ser incrementada com a entrada de novos elementos para o plantel. Shikabala é o único que foi contratado com o intuito de ser uma mais-valia para a próxima época, contudo, continua a ser uma incógnita aquilo que poderá ou não fazer ao serviço do clube. De resto, teríamos Elias (como falo insistentemente) com esse perfil, mas parece-me carta fora do baralho. Teremos ainda que colmatar possíveis saídas. William, Patrício e Rojo parecem-me os candidatos mais fortes à saída. Os três serão mundialistas, o que valorizará ainda mais o seu passe e a probabilidade de saída. Isto significa que, na minha opinião, precisaríamos de 2 centrais, um lateral direito, um trinco e um guarda-redes, sendo que os 3 primeiros teriam de ser contratados para o 11 inicial, dado que considero Marcelo um titular na ausência de Patrício. Confio em BdC e em LJ, e sei que teremos um grande plantel na próxima temporada e as grandes jornadas europeias voltarão a Alvalade.
Este fim-de-semana foi claramente favorável ao SCP. O Porto perdeu e aumentamos a distância para 8 pontos, que só com uma catástrofe será alcançada. Não fizemos um jogo brilhante, mas fizemos um jogo à Jesus. A partir do momento que marcamos o primeiro golo controlamos o jogo e ainda assim fizemos o segundo, anulado indevidamente (mais um para o record). Estamos uma equipa mais personalizada e madura, que sabe gerir os diferentes momentos do jogo. Venha o próximo.
Para terminar, queria dar o meu apoio a Ponde, jogador da equipa B que terá de parar 6 meses para debelar cirurgicamente uma lesão do joelho. Recebeu a visita dos colegas de equipa, num gesto bonito de companheirismo.
SL
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS