Presidente dos dragões conta mais de três dezenas de histórias
“31 anos de Presidência, 31 decisões”. É este o nome do mais recente livro de Jorge Nuno pinto da Costa, em que realça alguns dos momentos mais complicados ao leme dos dragões, nas mais de três décadas que leva como presidente. A apresentação esteve a cargo do próprio no museu do clube.
Instado a comentar qual a decisão mais complicada que teve de tomar, Pinto da Costa não hesitou em apontar o momento em que assumiu a candidatura dos destinos do clube: «Foi preciso ter um bocado de loucura. Todos sabíamos a situação do clube. Sei quem me empurrou, mas se calhar valeu a pena».
Durante a apresentação, o presidente portista também destacou a intervenção ao coração de que foi alvo em Setembro 2012, confessando que chegou a temer pela própria vida: «Tive a sensação de que, ‘pronto, já foi muito bom’. Lembro-me que, passado umas horas, comecei a ouvir apitos e luzes e pensei ‘afinal estou vivo’».
Ao todo, o livro narra exactamente 31 decisões marcantes. Entre elas estão a saída do treinador Artur Jorge para o Paris Saint-German, o regresso de Fernando Gomes após ter estado em Espanha ao serviço do Sporting Gijon, a entrada de José Mourinho, a sucessão de André Villas-Boas após a sua saída repentina e o eventual regresso de Jardel depois de ter estado no Galatasaray.