A criação da equipa sénior de futebol feminino no FC Porto tem sido um dos pontos centrais da campanha eleitoral dos dragões, e ontem, durante uma sessão de esclarecimento em Vila Verde, Pinto da Costa trouxe uma novidade que gerou uma onda de aplausos entre os adeptos presentes.
“No futebol feminino, a aposta será imediata e não vamos para a III Divisão”, prometeu, dando a entender que a equipa entrará diretamente no principal escalão nacional. Esta declaração foi uma alfinetada direta a André Villas-Boas, oponente na corrida eleitoral, revelando em seguida que, em caso de vitória da Lista A nas eleições de 27 de abril, o FC Porto terá entrada direta nas competições nacionais femininas, através de um acordo com outro clube que garantirá esse direito.
No que diz respeito ao futsal, Pinto da Costa indicou que a modalidade ficará em “stand-by” pelo menos numa fase inicial.
“Não vale a pena fazer promessas. O futsal é um desejo nosso, mas não será neste primeiro ano”, explicou o presidente portista. Contudo, deixou uma promessa de regressar a Vila Verde para celebrar os 30 anos da Casa do FC Porto local, enfatizando a importância das casas do clube como parte vital da sua estrutura. “As casas são as veias que levam o sangue ao coração do FC Porto. Espero voltar a 25 de junho”, afirmou.
Pinto da Costa aproveitou ainda para reiterar a necessidade de renovar a equipa diretiva do clube.
“É necessário um novo fôlego e entusiasmo. O FC Porto nasceu em 1893, mas será eterno. O resto da equipa diretiva foi totalmente renovado, mas da direção permanecem apenas Vítor Baía, Alípio Jorge, António Borges do andebol e Eurico Pinto do hóquei, que têm garantido sucessos nas modalidades e são uma garantia de que estas continuarão a vencer”, concluiu.