30 anos repletos de êxitos desportivos

Começou a 17 de abril de 1982, a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa no FCPorto e marcou a viragem no destino do clube. Eleito num período difícil do emblema azul e branco, depois de, com José Maria Pedroto a treinador, ter sido director do futebol durante os anos 70, já com assinalável sucesso, o dirigente assumiu em definitivo as rédeas do FCPorto, com o projecto de lhe dar capacidade para lutar de igual para igual com os rivais de Lisboa e de lhe fazer ganhar expressão internacional.

A nível desportivo, para além de tornar o FCPorto o clube português com mais títulos, ultrapassou o recorde do espanhol Santiago Bernabéu, mítico presidente do Real Madrid, que venceu 16 campeonatos nacionais em 35 anos de regência, menos dois que os conquistados de Pinto da Costa em menos cinco anos.

A sua vida pessoal, mais concretamente amorosa, foi sempre apetecível para a imprensa cor-de-rosa, tendo sido mesmo motivo de polémicas à custa de uma edição em livro, que conta, na primeira pessoa, a versão da ex-companheira Carolina Salgado (“Eu Carolina”), e cujo conteúdo motivou uma investigação judicial por alegada falta de transparência no futebol e alegados contactos promíscuos com árbitros e outros dirigentes.

Saiu incólume dos vários processos da Justiça civil em que se viu envolvido, de 2004 a 2006, entre os quais o muito mediático “Apito Dourado”.

 

Para Sardoeira Pinto, inseparável de Pinto da Costa, que preside há 30 anos à Assembleia Geral do FCPorto, não há dúvidas: “Ando nisto há muitos anos. Conheci muitos e extraordinários dirigentes desportivos, mas nunca houve, nem nunca haverá, nenhum dirigente desportivo como ele”

 

Para Vitor Baía também não há dúvidas: “Não me canso de afirmar que Pinto da Costa é a figura mais importante de toda a história do FCPorto e foi com ele que o clube deu o grande salto qualitativo nacional e internacional, tornando-se a grande referência futebolística nacional e começou a ombrear com os melhores em todo o Mundo. Tudo começa no seu líder e o nosso líder é Jorge Nuno Pinto da Costa”

 

Principais conquistas do FC Porto durante os 30 anos de presidência de Pinto da Costa

Futebol
2 Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, (1987 e 2004)
2 Liga Europa/Taça UEFA, (2003 e 2011)
1 Supertaça Europeia, (1987)
2 Taça Intercontinental, (1987 e 2004)
18 Campeonatos nacionais
12 Taça de Portugal
18 Supertaça Cândido de Oliveira

Andebol
6 Campeonatos nacionais
3 Taças de Portugal

Basquetebol
5 Campeonatos nacionais
11 Taças de Portugal

Hóquei em patins
2 Taça dos Campeões Europeus, (1986 e 1990)
2 Taça das Taças, (1982 e 1990)
20 Campeonatos nacionais
13 Taças de Portugal

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.