O Liverpool sofreu uma derrota pesada no passado fim-de-semana às mãos do Tottenham (4-1) e os problemas defensivos dos Reds ficaram novamente expostos. Na tentativa de corrigir a fraca performance diante dos Spurs – que ganhavam por 2-0 com menos de 15 minutos jogados – Klopp substituiu o central Dejan Lovren à passagem da meia hora de jogo pelo médio ofensivo Oxlade-Chamberlain.
Ora, esta decisão está a gerar grande controvérsia em Inglaterra, pois depreende-se que Klopp terá visto no central croata o bode expiatório para as fracas prestações do sector defensivo do Liverpool.
Um dos maiores críticos dessa substituição foi a lenda das balizas Peter Schmeichel, que passou grande parte parte da carreira no Manchester United e ainda representou o Sporting. O antigo guardião não poupou nas críticas ao técnico alemão em declarações ao jornal Daily Telegraph:
É muito importante sublinhar que ele [Klopp] nunca lhe disse nada e agora matou o jogador. E na verdade isso [a substituição] não ajudou, pois eles defendem como se fosse a primeira vez. (…) A maneira como defenderam e como têm defendido ao longo da época não é ingénua e Jurgen Klopp tem de se responsabilizar. O que ele fez agora foi colocar as culpas no Lovren. Ele agora vai estar nas capas de jornais por causa disso e é muito injusto. Deveria ser o treinador.