Bruno Paixão desce de categoria
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou esta segunda-feira que Pedro Proença terminou a época de 2011/12 no primeiro lugar da classificação de árbitros.
O árbitro da AF Lisboa encerrou a temporada com uma média de 3,814 pontos, à frente de Olegário Benquerença (AF Leiria) e de Jorge Sousa (AF Porto).
Pedro Proença, recorde-se, dirigiu vários clássicos e derbys no último campeonato, tendo sido o escolhido da UEFA para dirigir a final da Liga dos Campeões, entre Bayern Munique e Chelsea. Presentemente, o árbitro lisboeta está a actuar no Euro 2012.
Outra nota de destaque vai para Bruno Paixão. O árbitro da AF Setúbal ficou, pela segunda época seguida, abaixo do décimo lugar (14º), pelo que perderá o estatuto de internacional e, consequentemente, as insígnias da FIFA. Contudo, a decisão está ainda pendente de um recurso interposto pelo árbitro para o Conselho de Justiça (CJ).
Já Bertino Miranda (AF Porto) foi considerado o melhor árbitro assistente do ano.
Luís Ferreira lidera a classificação dos observadores.
Existiram 3 despromoções, da Primeira para a Segunda Categoria da arbitragem nacional: Rui Patrício (AF Aveiro), Hélder Malheiro (AF Lisboa) e André Gralha (AF Santarém).
Por outro lado, garantem a promoção às competições profissionais Luís Ferreira (AF Braga), Renato Gonçalves (AF Guarda) e Manuel Oliveira (AF Porto)