Pedro Proença apita final do Euro2012

Pedro Proença vai dirigir final entre Espanha e Itália

Pedro Proença tem neste ano desportivo, o ano de maior sucesso na sua carreira na arbitragem. Depois de ter dirigido a final da Liga dos Campeões entre o Bayern de Munique e o Chelsea esta temporada, Pedro Proença foi agora nomeado pela UEFA para arbitrar a final do Campeonato da Europa 2012, entre a Espanha e a Itália, no próximo domingo.

O português era um dos três candidatos a arbitrar a final do Euro 2012, juntamente com o inglês Howard Webb, que apitara a final do Mundial 2010, e o italiano Nicola Rizzoli, todos colocados de prevenção para o jogo decisivo, marcado para 1 de Julho, em Kiev.

É um momento histórico para a arbitragem portuguesa, pois é a primeira vez que uma final de uma grande competição de selecções, como é o caso do Campeonato da Europa é arbitrada por um árbitro português.

Normalmente a UEFA “elimina” da prova os árbitros dos países que se apuram para as meias-finais da competição, o que não sucedeu com Pedro Proença e Nicola Rizzoli, naturais de dois países que discutiram o acesso à final. O português ganhou a corrida ao italiano depois de Portugal ter sido eliminado (perdeu com a Espanha) e Rizzoli ter visto a Itália garantir um lugar na final ao afastar a Alemanha, na quinta-feira, na outra meia-final.

O sucesso da equipa de arbitragem lusa, dependia do sucesso da Selecção Nacional, mas pode afirmar-se que Portugal pode estar bastante orgulhoso com a prestação de todos os portugueses neste Euro2012. A Selecção Nacional com uma óptima campanha chegou às meias-finais enquanto que a equipa de arbitragem portuguesa marca presença na final da competição.

 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.