Escrito por: Rui Fiel
A frase não é da minha autoria mas é Mundialmente conhecida. Convém dizer que aos mais atentos, os poucos que ainda vão lendo a minha verborreia quinzenal, que a frase realmente parece ir em contra ciclo com o que tenho vindo a afirmar no “Domínio”, mas se vos for dada a hipótese de acertar na chave do Euro Milhões vocês recusam?!?
É isso o que tenho sentido com este meu Sporting Clube de Portugal (SCP), parece não querer ganhar a lotaria. Não que eu ache que tenha condições para o fazer, como por aqui já foi amplamente defendido, mas face à conjuntura actual do futebol português, só tem de tentar ir um pouco mais além.
Devo dizer que não foi fácil sentar-me esta noite ao computador, pensando no que escrever sem que à cabeça me viessem os inúmeros impropérios que lancei a Jardim e “sus muchachos”… É inconcebível que, mais uma vez, se cedam pontos EM CASA a uma equipa que tem como objectivo primordial nesta época a manutenção.
A equipa entrou sem garra, com um Montero que precisa de banco e um Mané que está muito bem em banho Maria mas nunca em ponto rebuçado… A primeira parte foi penosa, com domínio total sobre a partida mas sem acutilância e rapidez nos processos. O bloco baixo-baixíssimo da Briosa estava confortável e confortável ficou na segunda parte. É verdade que esta equipa sem Jardim não passaria de um projecto, mas (MAIS UMA VEZ) o Madeirense pareceu-se em muito com um simples jogador de FM que conhece aquela substituição, e consequente mudança táctica, e pouco mais. A minha opinião sobre o treinador leonino não é assim tão redutora, mas ultimamente tenho visto muito pouca equipa.
Continuando a bater na mesma tecla, para mim é inadmissível saber que se pode chegar ao primeiro lugar, ainda para mais em véspera de derby, e não se fazer das tripas coração para que isso suceda. O jogo de hoje teve o condão de infelizmente comprovar bastantes aspectos em relação a este SCP que muito têm sido discutidas em praça pública. Primeiro, o SCP NÃO É, de facto, candidato ao titulo da Liga deste ano. Empates em casa com Rio Ave, Nacional e Académica certificam isso mesmo, ainda para mais num ano em que a equipa fora de casa perde com o campeão e empata na Amoreira, ganhando todos os outros jogos. Resumidamente, perde mais pontos em casa que fora. Segundo, isto de se ter dois esquemas de jogo perfeitamente definidos e treinados é tanga! O 4-4-2 é uma balbúrdia táctica absurda, que nos deixa demasiado vulneráveis e nem é tão ofensivo quanto isso. Terceiro, e aqui vão chamar-me repetitivo, André Martins não tem vida para isto. Tem bons pormenores, sente o clube, é no fundo um bom moço mas nunca passará a craque.
Veremos se o ego de Shikabala lhe permite ser o 10 que a equipa em 4-3-3 tanto precisa. Por último, disser alto e bom som um grande F#$%&-se, visto que o William não joga contra o slb na Luz, por ter levado um amarelo num lance a meio campo. Imaturidade remete-nos para o primeiro ponto e cheque mate!
Concluindo, fiquei com uma azia daquelas, que nem um Guronsan cura, agravado por ver nas redes sociais uns a gozar com outros, quando ninguém se ficou a rir, sendo certo que para a semana espero que as nova sejam positivas para o lado do leão.
PS. Shikabala e Heldon, mais Dramé e Perez, têm todos, por enquanto a minha concordância, mas relevo a inscrição de Elias que por esta altura, e com a cabeça limpa (e mesmo com ela assim deturpadíssima pelo seu pai) mete o nosso tarreco do Martins num bolso… E que falta nos poderia fazer um Elias em forma no Domingo…
SL
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS