Empréstimo com opção de compra
O Nápoles chegou a um entendimento com o FCPorto, para a cedência de Rolando, a título de empréstimo com opção de compra. Avançou o Corriere dello Sport, os napolitanos conseguiram os direitos desportivos de Rolando, até final da presente temporada, por 1 milhão de euros, ficando com uma opção de compra fixada em 7,5 milhões de euros. Segundo a mesma fonte é um negócio, em tudo, idêntico ao realizado com o Inter de Milão, aquando da transferência de Fredy Guarín em janeiro do ano passado.
Rolando estava "encostado" no plantel portista há cerca de 1 ano e a saída de Fernandez do Nápoles, (emprestado ao Getafe) foi o prelúdio para a chegada do português a Itália. O Nápoles vai pagar um milhão de euros ao FC Porto pela cedência até ao final da época, podendo o clube de San Paolo avançar para a contratação definitiva por 7,5 milhões de euros.
O jogador preferiu actuar em Itália do que no Queens Park Rangers, que também mostrou-se interessado em adquirir os serviços do defesa português. O Nápoles ocupa o 2º lugar da liga italiana a 3 pontos do 1º classificado Juventus.
O Nápoles já oficializou a contratação com uma nota emitida no seu site oficial.