O que se passa, José Mourinho?

mourinho
O Special One começou esta época como nunca tinha começado nenhuma. Fez história, não pelo número de vitórias, mas, sim, pelo número de derrotas. Este é o pior arranque de uma época em 40 anos de Chelsea: 19 jogos oficiais e 9 derrotas. O Chelsea possui neste momento uma das piores defesas e ataques do campeonato inglês, com apenas 16 golos marcados e já com 23 golos sofridos. Então a pergunta que se impõem é – o que se passa, José Mourinho?
Tudo começou na paupérrima pré-epoca, em que os blues nunca conseguiram afirmar a sua ideia de jogo, no entanto, a crise agudizou e teve o seu ponto mais alto no episódio com Eva Carneiro. A antiga médica do clube foi despedida após um insólito episódio no jogo com a Swansea. A médica entrou em campo para socorrer Hazard, já nos minutos finais da partida, e nesse mesmo instante José Mourinho reagiu intempestivamente, pois achou que não era necessária a intervenção da equipa médica,. Justificou essa intervenção com o facto de equipa ficar com menos um jogador em campo numa fase decisiva da partida. O resultado da polémica foi o despedimento da médica e um notório mal-estar no balneário do Chelsea. A partir deste momento foi sempre a descer. Hazard parece um miúdo de escola a jogar de forma birrenta, não passa a bola a ninguém e acha-se o melhor jogador do mundo. Matic é uma sombra do que foi na época passada e Diego Costa versão XXL não corresponde nem sequer a um milhão dos 40 que foram pagos ao Atlético de Madrid; o único que tem correspondido às expectativas é Willian, o verdadeiro abono de família desta equipa.
Muitos apontam José Mourinho como responsável e as razões são várias. Em primeiro lugar, várias figuras enaltecem que o modelo de jogo de Mourinho está ultrapassado. Referem-no como demasiado rígido e que o contínuo compromisso de todos os jogadores no processo defensivo não deveria ser utilizado, referindo que se deve dar mais liberdade a jogadores criativos como Hazard e Oscar. Outra das razões apontadas relaciona-se com o forte carácter de Mourinho. Existem relatos não oficiais de alguns jogadores que indicam que estes se encontram psicologicamente esgotados, pela enorme pressão a que estão sujeitos. Enumeram as constantes explosões de Mourinho como a principal razão para este estado.
O português já referiu em várias situações que “em algo momento da minha carreia eu iria perder”, e, de facto, apesar de parecer difícil, isso aconteceu. Será Mourinho capaz de dar a volta? Eu acho que sim, ele é a pessoa indicada no local certo. Só ele pode dar a volta a um plantel completamente dividido, que parece corroído por dentro. As cenas dos próximos episódios acontecem nas próximas semanas. Com Mourinho de saída, o Manchester United já afia as garras. Mourinho continua? Limpeza no balneário avizinha-se. A ver vamos o que acontece.