Escrito por: Bruno Pinho

Após a paragem do campeonato devido aos compromissos internacionais das selecções, o Benfica iniciou da melhor forma esta nova fase da época ao arrecadar duas vitórias consecutivas no Estádio da Luz, encontrando como adversários o Paços de Ferreira, para o campeonato nacional, e o Anderlecht, num jogo a contar para a jornada inaugural da liga dos campeões.

Além dos resultados desportivos e das exibições mais satisfatórias, penso que esta sequência de jogos permitiu elevar os índices de confiança da equipa e veio demonstrar que esta temporada o Benfica possui um plantel com mais soluções de qualidade, apesar da onda de lesões que tem afectado o grupo. Outro aspecto bastante importante destes últimos dois jogos foi o aperfeiçoamento do rigor defensivo que está associado à colocação de Fejsa ao lado de Matic no meio campo, à subida de rendimento de Garay e à entrada de Siqueira para o lado esquerdo da defesa. 

Fejsa foi mesmo o jogador que mais surpreendeu os adeptos benfiquistas, fazendo duas belas exibições nos encontros disputados, demonstrando ser um jogador agressivo, compacto, um recuperador de bola com processos simples e com uma grande disponibilidade táctica que lhe permitiu coabitar com Matic quase na perfeição. Esta é uma dupla que promete poupar trabalho ao nosso sector defensivo, uma dupla que já permitiu ao Benfica terminar um jogo sem sofrer golos, após 13 jogos oficiais.

Mas nem tudo são boas notícias, pois percebe-se que os automatismos da equipa ainda não foram bem apreendidos, devido às mudanças estratégicas, às alterações forcadas e à disponibilidade física de alguns jogadores e já no próximo fim-de-semana o Benfica vai ter uma deslocação complicada a Guimarães. Não podemos ceder mais pontos nesta fase do campeonato nem a confiança da equipa poderá ser abalada, restando portanto só um resultado: uma vitória convincente e se possível, sem sofrer golos. Força Benfica!

 

Nota 1: Apesar do aumento da produção de jogo de Luisão frente ao Anderlecht, marcando até mesmo um dos golos do encontro, verifico que o central brasileiro tem estado um pouco abaixo da sua forma habitual. Desde o inicio da época tem estado ligado a muitos dos golos que a equipa do Benfica tem sofrido, notando-se bastante lentidão nos seus processos. Espero que recuperes rapidamente a tua forma Capitão! Em baixo de forma também anda Ola John, que está irreconhecível. Até mesmo Cardozo, um jogador tradicionalmente lento e com menos treinos nesta altura da época parece um jogador bastante mais disponível do que o extremo holandês.

Nota 2: Os juniores do Benfica estrearam-se na UEFA Youth League da melhor forma ao vencer o Anderlecht por 3-0. A equipa realizou um bom jogo, merecendo destaque a nível individual a exibição de Nuno Santos. Os meus elogios para este jovem jogador não se estendem somente a sua performance neste encontro, mas para toda a qualidade que tem demonstrado desde o inicio da época. Adivinho um futuro bastante promissor para este grande jogador.

Nota 3: Como tem sido hábito desde o inicio desta nova temporada, o Sporting beneficiou novamente dos erros de arbitragem. E relativamente ao que se passou em Braga? Bizarro, no mínimo!

 

Os anti-túneis

Esta pequena secção nos meus artigos destina-se a lançar um comentário em forma de “bitaite” acerca dos clubes rivais do Glorioso. E para estrear “Os anti-túneis”, destaco esta semana:

O heroísmo de Bruno de Carvalho: Na passada 2ª feira, o presidente do Sporting Clube de Portugal indicou que espera ser recebido no Estádio do Dragão num ambiente «hostil». Depois destas declarações, estou curioso para saber o que ele dirá quando se deslocar ao teatro de guerra em Braga.

 

Saudaç­ões Desportivas!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.