Escrito por: Rui Fiel
Os recentes resultados desportivos colocaram o Sporting Clube de Portugal em muitos maus lençóis… Quem lê o que escrevo sabe perfeitamente que, para mim, só faz sentido falar em objetivo se esse for o terceiro lugar da Liga, por tudo e mais alguma coisa, que aqui já foi escrito e reescrito e não vale a pena enumerar outra vez.
Este segundo lugar deixa o clube numa posição que nenhum de nós imaginou ser possível neste início de época. Os adversários não se tem mostrado tao consistentes como em anos anteriores, o campeonato está equilibrado por baixo (como sempre de resto) e a Academia começa finalmente a colocar elementos na equipa principal que podem ter grande retorno para a instituição Sporting, quer desportiva quer financeiramente.
Tudo isto, objetivo e conjuntura, acabaram por se tornar num cocktail perigoso e que tem começado a surtir efeito nas hostes leoninas. Continuo a achar que lutamos apenas pelo terceiro lugar, sendo preciso todo o cuidado, por exemplo, com a forma deste Estoril de Marco Silva (que perigoso será o SLB para o ano com este treinador!) para o atingir. No entanto, parece-me que a possibilidade, ainda que remota de atingir outros voos começa a pesar na cabeça destes jovens, e inexperientes, atletas.
Mas eis senão que, por entre os atingidos, me deparo com uma “baixa” que pensei ser inatingível. Leonardo Jardim! Nas últimas crónicas já vinha fazendo questão de enumerar alguns erros (do meu ponto de vista) do técnico, infelizmente esta não será exceção.
Se pelo que vi dos últimos 15min da partida de Vítor, até perceba a sua não inclusão do 11 inicial, já a permanência de Magrão durante os 90 fez-me pontapear vezes sem conta a atmosfera em desagrado… A coisa tem corrido bem, mas apenas e só isso. Hoje em dia é muito simples encher o peito e dizer que já demos 5(?!) vezes a volta ao marcador neste campeonato, mas será que se as redondinhas não entrassem perdoaríamos Jardim?
A resposta é simples e bem tuga, no entanto não deixa de fazer sentido. Não se deixem enganar, continuo a achar que este Sporting sem Jardim faria uma época bem abaixo da que tem realizado, contudo, convém não dar tantos tiros nos pés, e por esta altura o Leo já deve precisar de umas meias novas!
Portanto, o terceiro lugar é o objetivo e tem de ser assumido, até ao fim, sem reservas! Não somos o Nacional ou a Académica que vai definindo metas ao sabor do vento, não! Somos o Sporting Clube de Portugal! Verdade que fomos deixando a nossa grandeza levar-nos até quase à extinção, mas não podemos cometer mais esses erros. Como já varias vezes dito, nunca passaríamos da pior época de sempre para a melhor. Queremos a Liga dos Campeões, por via da pré eliminatória, e ponto final!
Seria impensável o FCP, por exemplo, devido a se encontrar pontualmente distante do primeiro classificado, dizer agora que vai lutar pelo segundo lugar.
Os clubes grandes irão sê-lo sempre, ao contrário de alguns que bem querem mas não o conseguem (certo Salvador?). FCP, SLB e SCP serão sempre candidatos ao título, mas por vezes, devido a situações invulgares e calamitosas, tem de definir-se outros objetivos. O importante é mesmo ser capaz de gerir as expetativas dos atletas e equipas técnicas de modo a que no final os de sempre não sofram, nós, os adeptos…
SL
Mais Artigos
Rugido do Leão: Vade Retro Satanás
(A)posta arouquesa
O denominador comum