O DOMINIODEBOLA.com exibe anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, considere apoiar-nos colocando o nosso site na lista de permissões.

DOMINIODEBOLA

O Futebol à distância de um clique

Notas soltas sobre a actualidade

alt

Escrito por: Cláudio Moreira

Tendo em conta este interregno para selecções, sempre aborrecido para quem ama o seu clube, e não tendo um assunto primordial sobre o qual me debruçar, decidi juntar alguns dos temas mais badalados do momento e emitir o meu juízo. Aqui fica, para gáudio daqueles que ainda apreciam o que por aqui escrevinho:

1: Contrariando as preces de muito boa (não muito boa, na verdade) gente, Pinto da Costa está para durar e ainda não foi desta que a saúde o derrubou. Que continue com a firmeza e dedicação ao clube que sempre o caracterizaram.

2: Alguns jornais fazem eco de que o FC Porto pode adoptar doravante o sistema táctico de 4x4x2. A lesão contraída na selecção por Ghilas pode ter refreado esta ideia, contudo, vejo pontos muito positivos neste esquema. Em primeiro lugar, só os mais distraídos ainda não repararam que estamos há quase ano e meio sem um desequilibrador nato nas alas, o que aconselha desde logo a não jogar pelos flancos; depois, este FC Porto tem desde há alguns tempos a tal cultura da posse de bola, algo mais propício com um meio campo-reforçado; desta forma, jogadores como Josué, Quintero ou Carlos Eduardo, podem jogar na sua posição predilecta, potenciar aquelas que são as suas maiores qualidades e dar-lhes liberdade para criar alguma imprevisibilidade no cada vez mais monótono futebol azul e branco.

3: Estamos quase a entrar no mês de Dezembro e não faltam os habituais rumores para a novela do mercado de Inverno. Um dos nomes mais insistentes diz respeito a Ricardo Quaresma. Conheço quem esteja a salivar com esta transferência, mas também já me dei conta da indignação que vai causar em alguns portistas. Eu coloco-me no meio termo. Sinto alguma ansiedade para ver o Harry Potter, mas também sei que é uma contratação de risco, com uma linha muito ténue a separar o triunfo do insucesso. Vou esperar para ver. Em teoria, dadas as carências do plantel, sou a favor da vinda de Quaresma… e de mais um, indiscutível, que agarre de vez o lugar.

4: Visitei o Museu do meu clube com mais dois amigos. É, de facto, uma obra fenomenal, que honra o clube e o seu património, não deixando nunca de se focar numa perspectiva futurista. Realço a interactividade em determinados locais, a imponência acarretada pelos múltiplos títulos, a lembrança de figuras míticas do clube, o holograma do Presidente e, no fundo, todo o portismo que por lá se respira. Um local para ser visto e revisto, pois mais tarde ou mais cedo a nossa visão dele estará desactualizada. Devo ainda advertir os interessados de que precisam, no mínimo, de duas horas para visitar todo o espaço com a atenção que merece.

5: Luís Filipe Vieira está metido em mais uma alhada em uma das suas múltiplas (ex-) empresas. Não quero condenar o homem a coisa alguma (está muito bem no Benfica, que fique lá muito anos!), mas por que razão tantos casos não dão azo a uma investigação minuciosa por parte do Ministérios Público? Por que razão não é levado a julgamento? Por que razão não há escutas no Youtube? Por que razão não se lançam livros difamatórios escritos a várias mãos e se realizam filmes cujo enredo se baseia na sua história?

6: O jornal do Sporting clama que o clube foi prejudicado em 6,5 milhões de euros devido a erros de arbitragem. Quando havia foras-de-jogo em abundância, o discurso era salomónico, “somos beneficiados hoje, amanhã prejudicados”; bastou um jogo frente ao Benfica para cair a máscara ao clube de Alvalade: primeiro lança comunicados, depois ameaça com queixas face ao que irá ser descrito no relatório do árbitro e agora, a cereja no topo do bolo, vem reclamar uma dívida de milhões por decisões dos árbitros. Foi o Duarte Gomes que os impediu de ganhar dinheiro quando empataram com os amadores do Horsens? Foi o Proença que os impediu de ganhar dinheiro quando perderam por 3-0 contra os colossos mundiais que são o Videoton e o Basel? Foi o Jorge Sousa que os impediu de ganhar dinheiro quando não conseguiram ganhar nenhuma das duas partidas frente o Racing Genk? Isto é de uma falta de noção indescritível e, mais do que isso, é uma falta de respeito para com os adeptos, mas, enfim, é melhor não meter a foice em seara alheia…

7: Ronaldo, que animal! Não entro nesta guerra Messi/Ronaldo propiciada pela rivalidade entre Real Madrid e Barcelona, gosto demasiado de ambos para comentários infantis. Porém, a capacidade de dar a volta por cima do português é inigualável. Depois de 4 troféus seguidos para Messi (um deles, pelo menos, injusto), qualquer um já teria desistido; Ronaldo não se vergou, lutou muitas vezes sozinho contra o colectivismo blaugrana, tolerou insultos, rebaixamentos e faltas de respeito e aí está ele, com uma força de carácter e profissionalismo fenomenais materializados em golos. É neste momento o melhor do mundo, sem dúvida. Se todos tivéssemos 1/10 da sua determinação…

8: Volvidos precisamente dois meses, os clubes de Lisboa ainda toleram ter como presidente da sua associação um racista (que apagou os vergonhosos comentários que teceu e que não teve os cojones de se retractar publicamente) mentiroso, que não tem respeito pelos clubes rivais nem pelos que agora representa?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy link
Verified by MonsterInsights