Nigéria ganha em campo, mas perde na secretaria
Mundial de sub-17 retirado à equipa nigeriana
Volte-face na atribuição do Mundial na categoria de sub-17. A equipa nigeriana ganhou categoricamente em campo à congénere mexicana por esclarecedores 3-0, contudo, a FIFA retirou o título aos africanos devido a irregularidades nas idades de 4 jogadores, que estariam acima do permitido.
Desta forma, a Nigéria foi desclassificada do torneio e a vitória acabou por sorrir aos mexicanos. Joseph Blatter, presidente da FIFA, já comentou o sucedido, confirmando as razões deste afastatamento: “Os registos chegaram tarde mas ainda a tempo para que se tome uma decisão. Depois de analisarmos, demos conta de que quatro jogadores era maiores de 17 anos”.
Esta não é um situação inédita em selecções africanas; a suspeita é recorrente e não há um torneio jovem em que não se fale de situações idênticas. Aliás, a edição deste ano do Mundial sub-17 já tinha suscitado alguma polémica, aquando da vitória da Nigéria sobre o Uruguai; ora, o capitão da selecção sul-americana afirmou que a sua selecção era a melhor no escalão de sub-17 “mas não contra jogadores de 35 e 40 anos, que era como pareciam os jogadores nigerianos”.
Os jogadores africanos festejavam efusivamente a vitória no hotel quando souberam desta decisão da FIFA e foram apanhados de surpresa. Alguns relatos dizem mesmo que um dos jogadores (supostamente com idade nunca superior a 17 anos) festejava no hotel… com o filho.