O experiente treinador Mircea Lucescu concedeu uma entrevista a um diário romeno, o Dolce Sport, em que abordou temas do passado, presente e futuro da sua carreira.
O agora treinador do Zenit de São Petersburgo teceu desde logo considerações sobre aqueles que são apontados como dois dos melhores técnicos da actualidade, Mourinho e Guardiola:
Parece que Mourinho é mais arrogante que Pep Guardiola, mas é exactamente ao contrário. Todavia, ambos estão entre os melhores treinadores do mundo.
A temática sobre Mourinho continuou, com Lucescu a estabelecer diferenças no estilo de jogo que ambos preconizam: “É uma grande pessoa, mas a minha ideia de jogo é completamente diferente da sua. Tenho uma mentalidade ofensiva, gosto de jogo criativo”, atirou.
Lucescu, de 71 anos, recordou ainda alguns episódios da sua carreira, lembrando Ronaldo ‘Fenómeno’, jogador que orientou alguns meses na sua curta passagem pelo Inter de Milão e cujo comportamento reprovou:
Gostava muitíssimo dele, mas não gostava de treinar. Passava mais tempo na discoteca e queria jogar sem treinar. Mas era um talento fantástico. Recordo também um desentendimento no balneário entre argentinos e brasileiros, comigo no meio… Até os representantes deles tiveram que intervir”.
Sobre o clube que actualmente dirige, Lucescu confessa que a equipado Zenit estava demasiado dependente de Hulk: “Foi muito difícil mudar a mentalidade futebolística dos russos: estavam acostumados aos passes longos para Hulk. Expliquei-lhes que temos que aprender a jogar sem ele”, rematou o treinador que passou 12 temporadas ao serviço do Shakhtar Donetsk.
Artigos Relacionados