A UEFA anunciou hoje uma série de alterações às competições europeias que serão introduzidas a partir da temporada 2018/2019.
A medida de maior destaque vai para a entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões dos quatro primeiros classificados das quatro ligas com melhor ranking. Uma nova fórmula de distribuição dos prémios monetários e um aumento desses mesmos prémios são também outras alterações significativas.
Aqui ficam em detalhe as mudanças que a UEFA vai introduzir:
- Os vencedores da UEFA Europa League vão qualificar-se automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League (actualmente podem, potencialmente, ser colocados ainda no “play-off” da prova).
- Os quatro primeiros classificados das Ligas das quatro federações nacionais mais bem posicionadas no ranking passam a qualificar-se automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League.
- Os detalhes completos da lista de acesso para ambas as competições serão anunciados no final do ano.
- Um novo sistema para o coeficiente de clubes: os clubes passarão a ser avaliados apenas segundo os seus próprios registos (desaparece a partilha do coeficiente do país para o coeficiente individual do clube a menos que esse coeficiente seja mais baixo do que 20 por cento do coeficiente da respectiva federação nacional).
- O sucesso histórico na competição também será considerado no cálculo do ranking (pontos atribuídos por anteriores títulos europeus, com um sistema ponderado para títulos na UEFA Champions League e UEFA Europa League)
- A distribuição financeira para os clubes aumentará significativamente em ambas as competições.
- Um novo sistema de distribuição financeiro com quatro pilares (prémio de entrada, desempenho na competição, coeficiente individual do clube e parcela de mercado) irá ditar uma melhor recompensa do desempenho desportivo, com a parcela de mercado a ser reduzida.
O que continua igual:
- Prossegue o Caminho dos Campeões e o Caminho das Ligas na UEFA Champions League, garantindo que clubes de todas as federações poderão aceder à prova através das suas Ligas domésticas e qualificar-se para qualquer uma das competições.
- A UEFA Champions League continuará a ter uma fase de grupos com 32 equipas, seguindo-se uma fase a eliminar com 16 clubes. Em paralelo, a UEFA Europa League continuará a contar com 48 equipas na fase de grupos.
Artigos Relacionados