DOMINIODEBOLA.com

Notícias, Futebol, Liga, Portugal, Betclic, Benfica, Sporting, Porto

Liga deixa duras críticas à Polícia

3 min read

A Liga Portugal emitiu um comunicado expressando forte repúdio pelos incidentes ocorridos no jogo entre FC Famalicão e Sporting CP, que resultaram no adiamento do encontro devido à falta de policiamento.

Segue-nos nas Redes Sociais

Facebook icon  Instagram icon Tiktok icon twitterx icon Pinterest icon Whatsapp icon YouTube icon

A Liga Portugal destaca que, na reunião de preparação realizada na semana que antecede os jogos, foram garantidas todas as condições de segurança pelas autoridades para a realização da partida. No entanto, a liga foi surpreendida em cima da hora com a informação de que os agentes destacados para o policiamento alegaram baixa médica como forma de protesto, impedindo a realização do jogo.

O comunicado repudia os incidentes ocorridos fora do Estádio Municipal de Famalicão, onde adeptos de ambas as equipas aguardavam a abertura das portas. O atraso na abertura, devido à ausência dos agentes policiais, gerou tumultos.

A Liga Portugal enfatiza que o futebol não deve ser instrumentalizado para a resolução de questões alheias à sua esfera, colocando em causa a normalidade das competições e a segurança dos adeptos. Exige um inquérito urgente para apurar responsabilidades e anuncia a intenção de buscar compensação pelos danos causados por ações irresponsáveis.

O comunicado conclui destacando o compromisso da Liga Portugal e dos clubes em promover o regresso das famílias aos estádios e a segurança nos eventos desportivos.

Eis o comunicado na íntegra:

A Liga Portugal informa que o jogo entre FC Famalicão e Sporting CP, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, foi adiado, por acordo dos clubes, para data ainda a definir, depois de ter recebido informações por parte do responsável pela força policial presente no Estádio Municipal de Famalicão de que não existem condições de segurança para a realização do mesmo hoje nem amanhã.

A Liga Portugal repudia os incidentes ocorridos hoje no exterior do Estádio Municipal de Famalicão, enquanto os adeptos de FC Famalicão e Sporting CP aguardavam pela abertura de portas para acederem ao interior do recinto, atrasada pelo facto de os agentes destacados para o policiamento do jogo, não terem comparecido no estádio.

A Liga Portugal informa que, na reunião de preparação que organiza na semana que antecede todos os jogos das suas competições, foram garantidas, por parte das autoridades, todas as condições de segurança para a realização da partida, tendo a Liga Portugal sido surpreendida, em cima da hora do encontro, com a informação de que os agentes destacados para o FC Famalicão- Sporting CP teriam, como forma de protesto, alegado baixa médica para não marcarem presença no local, colocando em causa a paz pública e a integridade física dos milhares de adeptos que aguardavam a entrada no recinto, bem como um total desrespeito por todos aqueles que, alguns percorrendo centenas de quilómetros, se deslocaram ao recinto desportivo.

A Liga Portugal e os Clubes, que anualmente despendem milhões de euros para garantir a segurança nas competições profissionais e estão totalmente empenhados em promover o regresso das famílias aos estádios, não admitem que o Futebol seja, em virtude da sua enorme visibilidade, instrumentalizado para a resolução de assuntos com os quais não tem qualquer relação, colocando em causa não apenas o normal desenrolar das competições profissionais mas também a preparação da participação internacional dos Clubes presentes em provas da UEFA e, mais grave, a segurança dos adeptos que pretendem assistir aos jogos.

A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos danos provocados por ações irresponsáveis às quais é totalmente alheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights