SLBenfica está na Final da Liga Europa 2012/13

Vinte e três anos depois, o Benfica está na final de uma competição europeia. O Benfica entrou um pouco nervoso. O ambiente vivido na Luz no arranque da partida pareceu intimidar até os jogadores da casa. Mas foi o Fenerbahçe, sem alguns dos seus habituais titulares devido a lesão ou castigo (Meireles, Webó e Topal) que mais se ressentiu. A disputar a sua primeira meia-final da história, o Fenerbahçe começou cedo a perceber como seria o resto da sua noite na Luz. Difícil e inglória, para bem dos Portugueses.

Não tinham ainda passado dez minutos e Gaitán igualava a eliminatória. Veloz, técnico e prático, o argentino desviou para a baliza um cruzamento de Lima, incendiando ainda mais o estádio. O SLBenfica controlava, mas de repente um penálti assinalado por mão de Garay, num lance que parecia controlado pela defesa “encarnada”, deu a Kuyt a hipótese de igualar o marcador e recolocar a equipa turca com um pé em Amesterdão. Ao minuto 35', eis que apareceu Cardozo, livre marcado rapidamente pelo Benfica, com Cardozo a receber à entrada da área, em zona frontal, desferindo depois um remate rasteiro, sem defesa para Demirel. O jogo foi para intervalo com o SLBenfica em vantagem no marcador mas a precisar de mais um golo para marcar presença na final. E eis que ao minuto 66' Cardozo volta a aparecer e coloca as águias em Amesterdão. Aproveitou um ressalto de bola e coloca-a no fundo da baliza de Volkan Demirel. Estava consumada a reviravolta e o SLBenfica está na Final dda Liga Europa.

A última vez havia sido em 1990, ano em que foi derrotado pelo AC Milan em Viena, por 1-0, no jogo decisivo da Taça dos Campeões Europeus. O jogo de Amesterdão a 15 de Maio frente ao Chelsea será a nona presença dos “encarnados” em finais europeias (sete na Taça dos Campeões, uma na Taça UEFA e uma na Liga Europa) e a primeira de Jorge Jesus, que consegue marcar presença à segunda tentativa, depois de ter sido eliminado pelo SCBraga há dois anos atrás. Parabéns SLBenfica!

Ficha de Jogo

 

SLBenfica

(3) 3 – 1 (2)

Fenerbahçe

Jogo no Estádio da Luz, Lisboa
SLBenfica 3-1 Fenerbahçe

Marcadores: 
1-0 Gaitán, 9’ ; 1-1 Kuyt, gp, 23’ ; 2-1 Cardozo, 35’ ; 3-1 Cardozo, 66’

 

Equipas:

 

Benfica: Artur Moraes, Ezequiel Garay, Luisão, Maxi Pereira, André Almeida, Nemanja Matic, Nicolas Gaitán (Roderick, 93), Enzo Pérez, Lima, Salvio, Cardozo (Urreta, 87)

Fenerbahce: Volkan Demirel, Gökhan Gönül (Bekir Irtegün, 61), Joseph Yobo (Miroslav Stoch, 75), Egemen Korkmaz, Reto Ziegler, Caner Erkin, Salih Ucan, Dirk Kuyt, Cristian, Selçuk Sahin (Mehmet Topuz, 45), Moussa Sow

Árbitro: Stéphane Lannoy

 

Vídeo/ Resumo do Jogo

As melhores imagens do jogo:

{gallery}slbvsfener{/gallery}

Declarações Pós Jogo de Jorge Jesus, Luisão, Cardozo e Enzo Pérez:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.