Nacionalidade: Portuguesa
Data de Nascimento: 29-11-1996 (18 anos)
Altura: 178 cm
Peso: 69 kg
Posição: Médio Direito/ Médio Esquerdo
Clube: Benfica

 

Gonçalo Manuel Ganchinho Guedes nasceu no dia 29 de novembro de 1996 em Benavente e joga no meio campo pelo SL Benfica. Desde sempre que o jovem preferiu jogar nas alas, sendo utilizado bastantes vezes no meio campo ofensivo ou como ponta de lança.

O avançado tem recebido ao longo da carreira vários elogios. Um deles foi antes de se ter estreado na equipa principal do SL Benfica por parte de Jorge Jesus, que afirmou que Guedes está dois anos à frente dos outros jogadores da mesma idade. O jovem reagiu revelando sempre uma atitude orgulhosa, mas com os pés assentes no chão: “É um orgulho ouvir um treinador de renome dizer que estou dois anos à frente da minha idade, mas, sinceramente, nada mudou em mim, sou o mesmo miúdo com vontade de aprender no futebol”.

Em 2005, Guedes juntou-se às camadas jovens do Benfica, progredindo na mesma equipa até aos juniores. O jovem fez a sua estreia na equipa B do Benfica no dia 19 de abril de 2014, num jogo contra o FC Porto B, a contar para a Segunda Liga Portuguesa. Nesse mesmo ano, contribuiu para que o Benfica B chegasse à final da UEFA Youth League, de onde saiu derrotado pelo FC Barcelona por 3-0.

Na época seguinte, Gonçalo Guedes começou a subir no clube da Luz. Primeiro, estreou-se a jogar pela equipa principal do SL Benfica num jogo para a Taça de Portugal contra o Sporting da Covilhã, tendo posteriormente realizado o primeiro encontro na Primeira Liga Portuguesa. Na mesma época, o jovem foi considerado o “Jogador Revelação Samsung da Segunda Liga” e o “Melhor Jogador do Mês da Segunda Liga” nos meses de Outubro e Dezembro de 2014. Devido à participação em alguns jogos, o jogador arrecadou para o seu livro de honras a conquista da Primeira Liga Portuguesa e da Taça da Liga de Portugal.

O médio de 18 anos esteve presente na Supertaça de Cândido de Oliveira deste ano, perdendo-a para o Sporting. O jovem estreou-se a marcar na equipa principal do Benfica nesta época, num jogo para a Liga Portuguesa contra o Paços de Ferreira. Rui Vitória afirmou, depois deste jogo, que está satisfeito com o rendimento do jogador, destacando a forma como está a crescer: “O Gonçalo Guedes é um jovem de qualidade, como mais que estão para chegar ao Benfica. Está a fazer o seu percurso, hoje esteve bem com as assistências e o golo, mas o futebol não é só assistências e golos. Tem de melhorar e tem de crescer ainda em muitas coisas. Mas claro que é uma satisfação ver os jogadores a crescer desta maneira”.

O actual técnico do Benfica ficou encantado com este jovem e tem-no utilizado em grande parte dos jogos, incluindo na Liga dos Campeões. Foi nesta competição que Guedes estabeleceu um novo recorde: o mais jovem português a marcar um golo na fase de grupos. Tal proeza foi conquistada no jogo contra o Atlético de Madrid.

Quanto às seleções nacionais, Guedes foi chamado aos sub-21 em outubro de 2015, e, extraordinariamente, foi chamado um mês depois para a seleção principal.

Todo este historial do jovem jogador mostra que estamos perante um jogador que não desperdiça as oportunidades que lhe são dadas. Prova deste incrível desenvolvimento é a recente nomeação do jogador para o prémio ‘Golden Boy’, que distingue o melhor jogador jovem a atuar na Europa

Época Clube Jogos Golos Marcados
2015/2016 Benfica 13 4
2014/2015 Benfica 9 0
2014/2015 Benfica (B) 35 8
2013/2014 Benfica (B) 1 0

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.