O médio que faz crescer a Ucrânia

Nacionalidade: Ucrânia
Data de Nascimento: 14-02-1996 (19 anos)
Altura: 182 cm
Peso: 75 kg
Posição: Médio Ofensivo/ Médio Centro/ Extremo Direito
Clube: FC Shakhtar Donetsk

Viktor Viktorovych Kovalenko nasceu em Kherson no dia 14 de fevereiro de 1996 e atualmente joga no Shakhtar Donetsk, clube que tem sede a cerca de 500 km da sua terra natal.

Podemos considerar que o jovem ucraniano é um jogador polivalente, pois ocupa a posição no meio-campo de forma exemplar, mostrando uma boa capacidade na movimentação entre linhas, nunca deixando os seus deveres defensivos para trás. O jogador tem-se destacado quando atua atrás do ponta de lança revelando capacidade para rematar e para finalizar.

O jogador ucraniano é produto da formação do Shakhtar Donetsk, clube que o descobriu quando tinha 11 anos. Nessa altura, o jovem já criava grande cobiça, tendo os dois clubes mais poderosos da Ucrânia (Shakhtar e Dínamo de Kiev) aos seus pés.

Foi na época passado que o jogador mais se evidenciou, pois foi uma peça valiosa que ajudou o Shakhtar a chegar à final da UEFA Youth League. Na mesma temporada, passou a atuar na equipa principal do Shakhtar, tendo-se estreado no dia 28 de fevereiro de 2015 num jogo para a Premier League Ucraniana contra o Vorskla Poltava. Mas o melhor dessa época estaria para chegar, quando terminou o Mundial sub-20 no topo da lista dos melhores marcadores.

Depois de ter sido o melhor marcador do último Mundial sub-20 e uma das figuras da UEFA Youth League, Kovalenko começa a ganhar espaço no Shakhtar, fazendo com que o campeonato ucraniano volte a ter algum interesse, depois de este ter sido gravemente afetado pelos problemas políticos que abalaram a Ucrânia.

Época Clube Jogos Golos Marcados
2015/2016 FC Shakhtar Donetsk 20 1
2014/2015 FC Shakhtar Donetsk 4 0
2014/2015 FC Shakhtar Donetsk (Jun. A S19) 9 4
2013/2014 FC Shakhtar Donetsk (Jun. A S19) 7 2

Vídeo com os melhores momentos de Viktor Kovalenko

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.